Curso busca capacitar trabalhadores do setor da cultura para uso de ferramentas de Inteligência ArtificialFreepik

Com o objetivo de abordar conceitos fundamentais, aplicações práticas, desafios éticos e regulatórios do uso de inteligência artificial (IA) e implicações para profissionais do setor cultural, a Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult) abriu inscrições para o curso gratuito de Inteligência Artificial e Cultura. A formação foi desenvolvida pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC).

As inscrições podem ser realizadas até 27 de agosto no site da Escult. O curso é realizado na modalidade à distância e com carga horária de 60 horas.

De acordo com a professora e gestora cultural Beth Ponte, a formação foi desenvolvida pensando em um público amplo, que vai de artistas e produtores a gestores e outros agentes culturais.
“Para aqueles que ainda estão começando a explorar o tema, o curso oferece uma base sólida para entender o que é a inteligência artificial e como ela já é aplicada na cultura e no patrimônio, além de trazer dicas de como fazer um uso mais informado e mais seguro. Já para os profissionais que utilizam essas ferramentas no dia a dia, o curso aprofunda o conhecimento, ajudando na discussão sobre direitos autorais e IA, e apresentando múltiplos estudos de caso e exemplos de ferramentas e sistemas, além de dicas práticas de como incorporar a IA na gestão de projetos culturais”, explica. 

O curso também discute segurança no uso das ferramentas e apresenta dicas de como utilizar IAs generativas de texto de forma mais eficiente, com instruções para a criação dos prompts (comando). O conteúdo é dividido em quatro unidades temáticas e apresenta dos fundamentos da inteligência artificial a repercussões da IA na cultura e nas profissões criativas.