Um evento realizado no estacionamento do BioParque, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, ofereceu mais de 6 mil vagas de emprego nesta terça-feira (21). O DIA conversou com pessoas que estiveram na Feira Primeiro Passo para entender melhor as oportunidades. O ação aconteceu das 8h às 14h.
fotogaleria
Além das vagas de emprego, havia capacitação e serviços de apoio para quem demonstrou ingressar ou se reposicionar no mercado. A ação foi promovida pelo Grupo Cataratas.
Reginaldo Sales, morador do Bairro das Graças, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, esteve presente no evento. Ele explicou que havia um cadastramento via QR Code para otimizar a avaliação por parte de algumas empresas.
"Eu deixei meus dados no QR Code. Também apliquei para outras seis empresas que aceitavam o cadastro individual de candidatos. Agora é esperar o telefone tocar?", disse.
Ele, que tem 50 anos, falou um pouco de sua experiência. Reginaldo aproveitou para destacar a diferença do modo de contratação atual para quando era mais jovem.
"Eu sou da área de publicidade. Me especializei como designer gráfico. Eu tenho conhecimento nesta parte de imagem. Também tenho formação em cibersegurança. Mas a minha área mais forte é a de publicidade", detalhou.
"Quando eu estava começando, eu não tinha experiência. Hoje a minha experiência assusta os outros. Para algumas empresas, isso parece que não é interessante. Parece que eles querem alguém jovem que acabou de sair da universidade", comparou.
fotogaleria
Carol Carvalho é gerente de RH do Grupo Cataratas, que organizou o evento. Ela contou que eram esperadas cerca de 20 mil pessoas. A estimativa é uma repetição do número de presentes em 2024. Só haverá confirmação do número ao longo da próxima semana.
"Sucesso total até o momento! A primeira pessoa da fila chegou às 4h30 da manhã. Além das vagas de emprego, estamos oferecendo workshops sobre como montar um bom currículo, como se portar em entrevistas e outras palestras no auditório do BioParque", contou.
Ela também garantiu que "estamos disponibilizando, em parceria com outras organizações, serviços gratuitos como vacinação, corte de cabelo, massagem, limpeza de pele e avaliação nutricional, entre outros". Carol detalhou que eram 23 empresas participantes.
"Buscamos fomentar o mercado de trabalho do Rio de Janeiro, especialmente na véspera da alta temporada, gerando oportunidades de emprego dignas e promovendo ambientes de trabalho saudáveis", garantiu.
Carol é gerente de RH da empresa que organiza o eventoArquivo Pessoal
Entre as empresas participantes, estavam MetrôRio, AquaRio, BioParque do Rio, Paineiras-Corcovado, Grupo Carrefour, Limpanno, Grupo Trigo, Cury, Tenda, Sonho dos Pés, Light, Águas do Rio, C&A Brasil, entre outras que também têm estandes próprios para receber candidatos e apresentar suas oportunidades.
O público também teve acesso a diversos serviços gratuitos. A Faetec disponibilizou barbearia, massagem relaxante, massagem auricular e limpeza de pele; o Sesi ofereceu avaliação física de bioimpedância; o Senai contou com um escritório de carreira e informações sobre cursos de pós-graduação; e a Firjan apresentou opções de cursos livres e técnicos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.