Projeto busca dar visibilidade aos pequenos produtores de alimentosGlobo
Projeto aproxima pequenos produtores do mercado da alta gastronomia
Objetivo é valorizar alimentos de origem diferenciada e típicos da cultura brasileira
Alta gastronomia, alimentos certificados com Indicação Geográfica (IG), produtos artesanais de diferentes biomas brasileiros e rodada de negócios, tudo em um só lugar. Este é o projeto Chefs de Origem, que o Sebrae lança nesta quarta-feira, 22, no espaço EXC, localizado no Jardim Botânico, Zona Sul carioca. O objetivo da ação é valorizar a produção de alimentos de origem diferenciada e típicos da cultura alimentar brasileira. Além dos produtores, chefs renomados, especialistas e grandes nomes do cenário gastronômico nacional estarão no evento.
“Essa iniciativa é muito importante para posicionar o Brasil como um país de riqueza cultural e gastronômica, reforçando os nossos produtos e a sua origem, bem como destacando a forma como são cultivados e elaborados. Os pequenos produtores têm um enorme potencial para conquistar o mercado com produtos de altíssima qualidade”, destaca o presidente do Sebrae, Décio Lima.
“Esse evento vai proporcionar uma experiência gastronômica única, aliada à promoção do conhecimento sobre as tradições culinárias do nosso País, à geração de negócios e ao desenvolvimento das pequenas empresas da cadeia de alimentação”, completa o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick.
Durante o evento, profissionais de diversas partes do País vão discutir a importância da valorização dos ingredientes brasileiros, representando os diferentes biomas. Haverá ainda a participação do chef Alex Atala, convidado por intermédio da parceria com o Guia Michelin, que tem apoiado o impulsionamento dos produtos brasileiros de origem, que inclusive fizeram parte do menu da Cerimônia Guia Michelin Rio de Janeiro e São Paulo 2025.
Paralelamente à programação, haverá a exposição e venda de produtos selecionados e sessões de negócios que reunirão produtores locais e compradores — uma oportunidade para ampliar a rede de contatos, divulgar o negócio, conhecer potenciais clientes, fornecedores e formar novas parcerias.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.