Sesc RJ abre novas vagas de qualificação profissional gratuitaDivulgação

Rio - O Sesc RJ irá oferecer curso de formação profissional gratuito para frequentadores do Restaurante do Povo Herbert de Souza, gerido pela instituição na Central do Brasil. As inscrições devem ser feitas a partir da próxima segunda-feira (10), no próprio restaurante. Os interessados devem levar documento de identificação (CPF).
Serão oferecidas 40 vagas disponíveis em duas turmas, com aulas nos turnos da manhã e tarde. As aulas terão início no dia 25 deste mês.

Com carga horária de 18h, o curso de técnicas de atendimento em serviços de alimentos e bebidas vai preparar os participantes para atuarem em restaurantes, lanchonetes, hotéis e outros estabelecimentos do setor de alimentação. As aulas abordarão práticas de atendimento, comunicação com o cliente, boas práticas de manipulação de alimentos, postura profissional e noções de hospitalidade. 

O curso é gratuito e voltado prioritariamente a frequentadores do Restaurante do Povo, que buscam novas oportunidades de inserção no mercado de trabalho. 

O Senac RJ será responsável pela formação técnica e pela condução das aulas, enquanto o Sesc RJ fará a mobilização, o processo de inscrição e o acompanhamento dos alunos. Nas segundas-feiras, o Sesc também promoverá rodas de conversa sobre empregabilidade, com orientações sobre elaboração de currículos e preparação para entrevistas. Paralelamente, estão sendo firmadas parcerias com empresas e órgãos públicos para facilitar a inserção profissional dos participantes.
História de sucesso

Entre os mais de 100 alunos formados pelo curso anterior está Stefane Lima da Rocha, de 53 anos, que conheceu o projeto enquanto frequentava o Restaurante do Povo na Central do Brasil. Após concluir a capacitação, foi contratado por uma empresa terceirizada que presta serviços de limpeza nas estações da SuperVia.

“O curso do Sesc foi maravilhoso. Aprendi uma profissão e, graças a isso, consegui um emprego na área de limpeza da SuperVia. A professora era muito dedicada e o projeto realmente muda a vida de quem precisa de uma oportunidade”, disse.

Pesquisa revela o tempo de desemprego

De acordo com levantamento encomendado pelo Sesc RJ ao Instituto Fecomércio de Pesquisas e Estudos (IFec) em setembro do ano passado, 14,4% dos frequentadores do Restaurante do Povo estão em situação de desemprego recente, ou seja, ficaram sem trabalho há pelo menos seis meses. Outros 18% estão desempregados entre seis meses e dois anos, e 67,6% há mais de dois anos, revelando um público fortemente impactado pela exclusão do mercado de trabalho formal.
A pesquisa também apontou que 32,3% das pessoas que se alimentam no restaurante estão atualmente em busca de emprego, configurando uma força de trabalho potencial disposta a se requalificar e retomar suas atividades profissionais.

“Nosso compromisso é criar oportunidades reais para que as pessoas possam reconstruir suas trajetórias com dignidade. Projetos como esse mostram que é possível transformar uma ação social em um instrumento de inclusão produtiva, gerando perspectivas concretas de trabalho e renda. Queremos oferecer não só acolhimento, mas oportunidade. Cada curso é uma porta que se abre para o futuro e para a reconquista da autonomia”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

A iniciativa integra o Projeto Sesc+ Social, que busca promover inclusão e transformação social. O foco está no público em situação de vulnerabilidade social, oferecendo oportunidades concretas de geração de renda e desenvolvimento pessoal.

Serviço
- Técnicas de Atendimento em Serviços de Alimentos e Bebidas
- Público prioritário: frequentadores do Restaurante do Povo da Central do Brasil
- Inscrições: 10 a 19/11, no Restaurante do Povo Herbert de Souza (Central do Brasil)
- Aulas: 25, 26 e 27/11; 02, 03 e 04/12 – terças, quartas e quintas
- Horários: Manhã – 9h às 12h | Tarde – 13h às 16h
- Vagas: 40 (duas turmas de 20 alunos)
- Carga horária: 18h
- Realização: Sesc RJ (mobilização e acompanhamento) e Senac RJ (formação técnica)
- Apoio: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos