Festival destaca arte, cultura e empreendedorismo feminino no RioDivulgação

O Instituto Dara promove, nos dias 17, 18 e 19 de novembro, o Festival Mulheres que Criam, evento gratuito que reúne arte, cultura e empreendedorismo feminino na sede da instituição, no Rio de Janeiro. A iniciativa celebra a potência criativa e o papel das mulheres brasileiras na economia e na transformação social.
Durante os três dias de programação, o público poderá participar de palestras, oficinas, exposições, rodas de conversa e apresentações culturais. Os temas abordam saúde mental, economia criativa, arte como ferramenta de transformação social, marketing para empreendedoras, ESG, identidade racial e empoderamento feminino.
A abertura oficial acontece no dia 17 de novembro, às 10h, com a presença de Sabrina Porcher, diretora executiva do Instituto Dara. Logo depois, ocorre a palestra “A condição da mulher no mundo moderno”, com Vanessa Santos, fundadora da Ler e Saber na Comunidade.
Entre os destaques da programação estão exposições permanentes, como Arteterapia Infanto-Juvenil, Painel de Afetos, Olhares e produtos delas – Mostra Fotográfica, Saúde Mental: Arte, Corpo e Cultura e a Feira Empreendedora, com produtos criados por mulheres participantes de projetos da comunidade.
O ciclo de palestras e mesas de debate conta com nomes como Alice Freitas (Rede Asta), Pamela Cezário (Instituto Marielle Franco), Karen Cubas (IBP), Isa Lopes (Instituto Coca-Cola Brasil), Flavia Gouvêa (SC Johnson), Francelaine Felipe, Gabriela Mazepa (Grupo Soma), Carla Marques (Oi Futuro), Priscilla Souza (Educadora Museal), Diana Costa (Preta Portê Filmes), Negra Graffiti, Junia Mamedir, Rafaela Ribeiro (UNIRIO), Ana Carolina Duarte de Souza, Tânia Martins (Atrela) e Carla Purcino.
As discussões incluem temas como economia criativa, identidade racial nos negócios, marketing e empreendedorismo, representatividade, racismo estrutural, identidade visual e ferramentas digitais para produção de conteúdo e marketing.
Entre as oficinas práticas, o público poderá participar de atividades de fotografia para redes sociais, com Camila Braga (MAM Rio), de economia criativa com tranças, com Renata Silva Santos, e de arteterapia, com o grupo Continente.
A programação infantil inclui contação de histórias, com Adrielly Oliveira, oficina de brincadeiras populares, com Clarissa Pacheco, e a apresentação teatral “A Linda Rosa Juvenil”, também conduzida pela professora.
Na parte cultural, estão previstas apresentações de maracatu, jongo e declamação de poemas por Gilberto de Aguiar Filho, além de rodas de conversa com mulheres negras artistas, produtoras e empreendedoras, como Diana Costa, Negra Graffiti, Francelaine Felipe e Gabriela Mazepa.
O Festival Mulheres que Criam integra as ações do Instituto Dara voltadas para o fortalecimento das redes comunitárias e a valorização da mulher como agente de transformação social, em um momento em que o país discute temas como equidade de gênero, saúde mental, acesso à cultura e justiça social.
Serviço
Festival Mulheres que Criam. 17, 18 e 19 de novembro de 2025. Das 10h às 17h. Instituto Dara – Rio de Janeiro. Evento gratuito – inscrições pelo Sympla.