Rio - A Firjan Senai está com 11.320 vagas gratuitas abertas em cursos de qualificação profissional para todo o estado do Rio, todas com início previsto entre janeiro e abril de 2026, a depender de cada turma. As inscrições devem ser feitas exclusivamente de forma presencial. Ao todo, o edital contempla 462 turmas no presencial, semipresencial e EAD.
As oportunidades abrangem 17 áreas tecnológicas: Alimentos e Bebidas, Audiovisual e Animação Digital, Automação e Mecatrônica, Automotiva, Construção Civil, Eletroeletrônica, Eletricista, Energias Renováveis, Gráfica e Mídias Impressas e Digitais, Logística, Metalmecânica, Metalurgia, Madeira e Mobiliário, Petróleo e Gás, Refrigeração e Climatização, Tecnologia da Informação e Vestuário.
Na Região Metropolitana do Rio são oferecidas cerca de 6.756 vagas, distribuídas nas unidades Firjan Senai Benfica, Jacarepaguá, Laranjeiras, Maracanã, Tijuca, Vila Isabel, Vicente de Carvalho, Jacarepaguá, além de Itaguaí, Niterói, Nova Iguaçu e São Gonçalo. No interior, há oportunidades disponíveis ainda nas unidades Campos, Macaé, Pádua, Itaperuna, Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Resende, Três Rios, Valença, Volta Redonda, Friburgo, Petrópolis e Região dos Lagos.
Em Nova Iguaçu, serão abertas novas turmas para os cursos de Almoxarife, Mecânico de Manutenção de Motores Diesel, Assistente de Operações em Logística, Mecânico de Manutenção e Instalação de Aparelhos de Climatização e Refrigeração, Mecânico de Motores Ciclo Otto, Operador de Máquinas de Usinagem CNC e Operador de Máquinas Operatrizes.
Já em Itaguaí, a oferta é para os cursos de Controlador e Programador de Produção, Eletricista de Obras, Mantenedor e Controlador de Plantas Industriais, Mecânico de Manutenção de Equipamentos Hidropneumáticos e Operador de Produção Industrial.
As inscrições e matrículas devem ser feitas exclusivamente na forma presencial na unidade Firjan Senai mais próxima, e serão encerradas automaticamente para cada oferta assim que o número de inscritos atingir o limite de vagas. Todas as informações estão no edital disponível no portal.
Pré-requisitos e inscrições
Para participar, os candidatos devem preencher os pré-requisitos específicos dos cursos desejados, incluindo idade e escolaridade, além de renda familiar mensal per capita bruta de até 1,5 salário-mínimo federal, comprovada por meio de uma autodeclaração. É fundamental também ter acesso a um computador ou notebook, já que parte dos cursos será realizada de forma on-line, seguindo a estratégia EAD.
Para realizar a inscrição, será necessário apresentar todos os documentos exigidos, incluindo identificação, CPF, comprovante de escolaridade e autodeclaração de baixa renda. Candidatos menores de idade deverão ser acompanhados por seu responsável legal.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.