Programa oferece 6,7 mil vagas para estudantes da rede estadual Divulgação / Seeduc
Em 2024, 27 escolas, espalhadas por 12 municípios do Rio de Janeiro, vão oferecer essa modalidade de ensino, que vai colocar os estudantes em contato com a língua e a cultura de 18 países de diferentes regiões.
De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, esses colégios são de turno integral e possuem parcerias com consulados, embaixadas e órgãos de representação governamental para oferecer um ensino bilíngue e uma troca cultural entra o Brasil e o país participante do projeto, em cada unidade escolar.
João Victor Pereira, ex-aluno do Colégio Estadual Hispano Brasileiro, unidade Intercultural Brasil-Espanha, no Méier, Zona Norte da cidade, conseguiu uma bolsa de estudos e cursa Gestão em Administração Pública na Universidade de Jaén,na Espanha.
“Tive muitas matérias e oportunidades de desenvolver o conhecimento e, por meio da bolsa que a escola me deu para estudar na Espanha, minha vida mudou completamente”, contou o carioca.
Em 2024, serão 7 escolas a mais no projeto, em relação à esse ano. Os estudantes devem aprender alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, mandarim, turco ou russo, dependendo a unidade intercultural.
Matrículas estão abertas em toda rede estadual de ensino
Na segunda-feira (27), a Seeduc abriu a primeira fase de inscrições para estudar nas escolas do estado. Ao todo, são mais de 1.200 unidades, sendo mais de 400 com oferta de ensino integral.
O processo é online, através do site "Matrícula Fácil" e válido para quem deseja mudar de instituição ou perdeu o prazo de renovação de matrícula. Caso o responsável ou aluno não tenha acesso à internet, poderá comparecer à unidade para a renovação. O prazo das inscrições vai até o dia 14 de dezembro.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.