Presidente da Fifa, Gianni Infantino prometeu Copa do Mundo segura Alberto PIZZOLI / AFP
Clubes europeus ameaçam boicotar Mundial de Clubes da FIFA
Dirigentes de gigantes como Real Madrid e Juventus são contra torneio com 24 times
Miami - Os principais clubes da Europa se juntaram contra a FIFA. O presidente da entidade maior do futebol, Gianni Infantino, quer criar uma espécie de 'Copa do Mundo de clubes' a partir de 2021. O Mundial de Clubes, atualmente disputado com sete equipes, passaria para 24. Mas, dirigentes de gigantes europeus como Real Madrid, Barcelona e Juventus não aceitam a ideia do novo formato, e fizeram um abaixo-assinado contra. A informação é do portal alemão 'Süddeutsche Zeitung'.
A ideia do formato de Copa do Mundo de clubes foi apresentada nesta sexta-feira, em uma reunião do Conselho da Associação Mundial da FIFA, em Miami. Em uma carta, a Associação de Clubes Europeus (ECA) reuniu 13 dos maiores clubes do continente para expôr a posição contrária. O principal argumento para o boicote é que um novo formato só deveria ser fixado a partir de 2024, e Infantino quer iniciá-lo já em 2021. A proposta de Copa do Mundo de Clubes teria oito grandes da Europa, e seria disputada em julho, no início da temporada europeia, o que também incomoda os dirigentes.
A carta foi assinada por representantes de Juventus, Real Madrid, Ajax, Legia Warszawa (Polônia), HJK Helsinki (Finlândia), Paris Saint-Germain, Lyon, Barcelona, Anderlecht (Bélgica), Benfica, Manchester United, Bayern de Munique, Malmö (Suécia) e Celtic (Escócia).

