Técnico do Real Madrid, Xabi Alonso em goleada de 4 a 0 para o PSGReprodução / X

Espanha - O Real Madrid foi goleado por 4 a 0 pelo PSG, nesta quarta-feira (9), pelas semifinais no Mundial de Clubes, no MetLife Stadium, em Nova York. O jornal espanhol 'Marca' direcionou duras críticas aos zagueiros Raúl Asencio e a Antonio Rudiger, que falharam nos dois primeiros gols do jogo.
As duas falhas foram cruciais para o desastre merengue. Em menos de nove minutos de partida, o placar já sinalizava 2 a 0 para os parisienses. 
Logo aos seis, Asencio não conseguiu dominar em dividida com Dembelé e a bola sobrou para Fabián Ruiz, que apenas empurrou para as redes. Essa não foi a primeira falha do defensor no Mundial: na estreia, contra o Al-Hilal, o espanhol cometeu um pênalti que resultou no empate dos sauditas, além da expulsão na segunda rodada contra o Pachuca.
Com o péssimo torneio, o "Marca" afirma que o zagueiro "esgotou todo o crédito" e que sai do Mundial "anos luz" de voltar a ser titular. 
"Ele esgotou todo o crédito que havia conquistado. Erros grosseiros se acumulam e pesam sobre ele. Nervoso, ele não transmite confiança. Seu erro flagrante em um passe longo dentro da área custou-lhe o 1 a 0 e desempatou o jogo a favor do PSG. Foi seu terceiro erro grosseiro em três partidas consecutivas. Chegou como titular no Mundial e sai a anos luz de voltar a ser quando retornar. Se ficar no Real Madrid...", disse o jornal.
Em seguida, aos 24 minutos do primeiro tempo, Rudiger deu um presente ao Paris. Ao tentar recuar uma bola para o goleiro Courtois, o alemão se atrapalhou e Dembelé, cotado para ser o Bola de Ouro, roubou em velocidade para marcar o 2 a 0.
Por ser experiente e com boas atuações pelo clube espanhol, o jornal foi mais comedido nas críticas. Entretanto, o culpou pelo erro e a concretização da derrota nas semifinais.
"Falhou quando mais precisava da sua experiência e hierarquia. Um minuto depois do erro de Asencio, cometeu outra falha imprópria para um jogador de seu nível, tocando para Courtois e entregando a bola para Dembélé, que foi implacável no mano a mano. Um erro que detonou a partida e afundou o Madrid", completou.
Goleado, o recém-chegado Xabi Alonso, apesar de boas atuações, deixa o torneio com um gosto amargo. O treinador e seus comandados voltam a campo, no dia 19 de agosto, contra o Osasuna, já pelo Campeonato Espanhol.

Agenda

Em temporada histórica, marcado pelo inédito título da Liga dos Campeões, o time de Luis Enrique pode terminar o ano com a primeira conquista do novo formato do Mundial de Clubes.
O Paris Saint-Germain faz a final contra o Chelsea, que eliminou o Fluminense por 2 a 0. A partida acontece no domingo (13), às 16h (de Brasília), no Metlife Stadium, em Nova Iorque.