A modalidade é disputada por atletas que fazem uso de cadeira de rodas motorizadas. Conta com duas equipes de quatro atletas cada, sendo um deles o goleiro. Não há distinção de gêneros, ou seja, meninos e meninas a partir de seis anos de idade podem jogar no mesmo time.
O tempo de disputa é dividido em dois períodos de 20 minutos. A bola utilizada é um pouco maior do que a convencional, medindo 32,5 centímetros. Além do Americas Cup, o Rio de Janeiro receberá na mesma semana o Champions Cup, torneio de times campeões nacionais em 2018, nos dias 9 e 10 de agosto, também no Velódromo. Participam times do Brasil, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, México e Canadá.
O presidente da Associação Brasileira de Futebol em Cadeira de Rodas (ABFC), Marcos Antônio de Jesus, ressalta que o Brasil é pioneiro na modalidade na América do Sul. “Estamos muito contentes com o crescimento do Power Soccer no País e com a realização destes dois eventos no Rio de Janeiro. É o primeiro evento de cadeira de rodas em um velódromo no mundo e esperamos receber mais de 4 mil pessoas nos quatro dias”, ressalta. A Sarepta, líder em medicamentos genéticos para doenças neuromusculares raras, é o patrocinador institucional dos torneios.
Mais informações podem ser obtidas em https://www.facebook.com/abfc.brasil/.