Por O Dia
São Paulo - O Brasil participará pela primeira vez das eliminatórias para a Copa do Mundo da Austrália, que acontece em 2021, na modalidade Power Soccer, de futebol em cadeira de rodas. O torneio esportivo de seleções acontece nos dias 7 e 8 de agosto, no Velódromo do Rio de Janeiro (RJ) e a entrada é gratuita. Brasil, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, México e Canadá disputam três vagas para o evento mundial.

A modalidade é disputada por atletas que fazem uso de cadeira de rodas motorizadas. Conta com duas equipes de quatro atletas cada, sendo um deles o goleiro. Não há distinção de gêneros, ou seja, meninos e meninas a partir de seis anos de idade podem jogar no mesmo time. 

O tempo de disputa é dividido em dois períodos de 20 minutos. A bola utilizada é um pouco maior do que a convencional, medindo 32,5 centímetros. Além do Americas Cup, o Rio de Janeiro receberá na mesma semana o Champions Cup, torneio de times campeões nacionais em 2018, nos dias 9 e 10 de agosto, também no Velódromo. Participam times do Brasil, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, México e Canadá.

O presidente da Associação Brasileira de Futebol em Cadeira de Rodas (ABFC), Marcos Antônio de Jesus, ressalta que o Brasil é pioneiro na modalidade na América do Sul. “Estamos muito contentes com o crescimento do Power Soccer no País e com a realização destes dois eventos no Rio de Janeiro. É o primeiro evento de cadeira de rodas em um velódromo no mundo e esperamos receber mais de 4 mil pessoas nos quatro dias”, ressalta. A Sarepta, líder em medicamentos genéticos para doenças neuromusculares raras, é o patrocinador institucional dos torneios.

Mais informações podem ser obtidas em https://www.facebook.com/abfc.brasil/.