Artilheiro do Brasileiro, Gabigol foi chamado por Tite, para desespero de torcedores - Lucas Figueiredo/CBF
Artilheiro do Brasileiro, Gabigol foi chamado por Tite, para desespero de torcedoresLucas Figueiredo/CBF
Por

Na convocação com o maior número de jogadores — sete — que atuam no país desde a Copa do Mundo de 2018, o técnico Tite provocou polêmica e irritou torcedores ao divulgar os 23 nomes para os amistosos com Senegal e Nigéria, dias 10 e 13 de outubro, em Singapura. O motivo são os desfalques de clubes que lutam pelo título do Campeonato Brasileiro em momento importante da competição, que não será interrompida durante a Data Fifa.

O líder Flamengo ficará sem o artilheiro Gabigol e o zagueiro Rodrigo Caio. O vice-líder Palmeiras perderá o goleiro Weverton. O Grêmio terá de superar os desfalques do atacante Everton e do volante Matheus Henrique, assim como o Atlhetico-PR ficará sem seu camisa 1, Santos, e o São Paulo cederá o lateral-direito Daniel Alves à Seleção. As equipes vão disputar as rodadas 24, em 9 e 10 de outubro, e 25, dias 12 e 13, sem seus destaques. O longo deslocamento na volta ao Brasil ainda coloca em risco a rodada 26, que começa no dia 16.

"É desafiador ter bom senso. Eu procuro olhar os diferentes lados das situações e ter o ganha-ganha. Neste momento estão Seleção, clubes e atletas. Os presidentes Landim (Flamengo) e Bolzan (Grêmio) nos conhecem. Sabem quanto temos cuidado em relação a isso. Conciliar todos os fatores por vezes é impossível. Procuramos ter bom senso, mas dar oportunidade aos atletas que vêm merecendo", frisou Tite.

Além do goleiro Santos, o lateral-esquerdo Renan Lodi (Atlético de Madri-ESP) e o meia Matheus Henrique (Grêmio) são os estreantes na Seleção, que tem o PSG com mais atletas chamados (três) — Neymar entre eles —, seguido por Real Madrid, Juventus e Manchester City (dois cada). Tite, porém, insistiu em amenizar sua responsabilidade no desfecho do Brasileirão.

"Fomos campeões da Copa América e sexto no Mundial, precisamos entregar resultado. O calendário é muito mais decisivo numa competição de Copa do Brasil do que numa competição de pontos corridos. Há controvérsias, há situações que podem ser defendidas das duas partes. Cada um busque a situação que achar melhor", disse o treinador, que anteriormente evitou convocar mais de um jogador por clube "quando foi possível".

Você pode gostar
Comentários