Por

Jorge Jesus se descabela à beira do campo. Gesticula, esbraveja, grita com seus comandados. Num primeiro momento, até parece que o Flamengo está perdendo. Mas a postura do treinador não muda mesmo quando o time marca o primeiro, o segundo ou o terceiro gol. Recuar não é uma opção, e a equipe colhe frutos: com a vitória de 2 a 1 sobre o Cruzeiro, sábado, o Flamengo alcançou os 100 gols marcados nesta temporada.

Os dois jogos disputados pela Florida Cup, contra Eintracht Frankfurt (1 a 0) e Ajax (2 a 2), entram nessa conta. O Flamengo marcou três gols no torneio de pré-temporada dos Estados Unidos, outros 33 gols no Campeonato Carioca, mais quatro na Copa do Brasil, 16 na Libertadores e incríveis 44 no Campeonato Brasileiro.

A maioria desses gols saiu sob o comando de Abel Braga: 59 em 32 jogos no primeiro semestre. O auxiliar técnico Marcelo Salles também teve participação com cinco gols em quatro partidas quando assumiu interinamente o comando da equipe. Entretanto, Jorge Jesus contribuiu muito para a marca centenária ainda em setembro — afinal sua média é de 2,1 gols por jogo (Abelão tem 1,84). Com o português, o Flamengo ultrapassou duas vezes a marca de quatro gols ou mais: 6 a 1 no Goiás e 4 a 1 no Vasco, ambos no Brasileiro.

Artilharia de campeão

A última vez que o Flamengo fez mais de 100 gols foi em 2017, com Diego, Everton Ribeiro, Paolo Guerrero e companhia. Agora, em 2019, o jogador fundamental é Gabigol. No entanto, o feito também mostra o lado coletivo: Bruno Henrique soma 18 gols e Arrascaeta, 14. No Brasileiro, só o trio já tem 33 gols, mais do que todos os outros 19 times da Série A.

Alavancado pela chegada de Jorge Jesus, em junho, o Flamengo fez 42 gols no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, número que o coloca como franco favorito a conquistar o título, pelo menos no retrospecto: todos os times que fizeram ao menos 40 gols no primeiro turno foram campeões. São os casos de Cruzeiro, em 2003 (40 gols); Santos, em 2004 (41); Corinthians, em 2005 (40); Cruzeiro, em 2013 (42). Segundo o site 'Infobola', o Flamengo tem 70% de chances de levantar a taça.

Você pode gostar
Comentários