Rafaela: exame apontou substância usada em remédio para asma - CARL DE SOUZA / AFP
Rafaela: exame apontou substância usada em remédio para asmaCARL DE SOUZA / AFP
Por

A judoca Rafaela Silva teve cassada a medalha de ouro conquistada nos Jogos Pan-Americanos de Lima na categoria até 57 quilos, a única que faltava em seu vitorioso currículo. O motivo foi o teste positivo em exame antidoping a que foi submetida no dia 9 de agosto. Na ocasião, foi constatada a substância fenoterol, que tem efeito broncodilatador e é encontrada em medicamentos para doenças respiratórias, como a asma.

Recentemente, em coletiva no Rio, Rafaela justificou que tinha contato frequente com um bebê, filha de uma judoca do Instituto Reação, que sofre de asma e tinha o hábito de brincar com ela chupando o seu nariz.

"A participação da atleta nos Jogos Pan-Americanos de Lima foi anulada", informou a Panam Sports, responsável pela organização da competição. O Brasil também perde o bronze de Kacio Freitas no ciclismo de pista, que testou positivo para a substância LGD-4033, suplemento que estimula a produção de testosterona.

Rafaela também pode ficar sem a medalha de bronze conquistada no Mundial de Tóquio, apesar de, à época, ela ter feito outro exame antidoping que deu negativo. Nesse caso, de acordo com o site Globoesporte.com, ainda será preciso aguardar o andamento do processo na Federação Internacional de Judô. A defesa da atleta no processo vem sendo feita pelo advogado Bichara Neto, que está confiante em provar a inocência de Rafaela.

Você pode gostar
Comentários