Barroca na partida contra o Sol de América - Vitor Silva/Botafogo
Barroca na partida contra o Sol de AméricaVitor Silva/Botafogo
Por O Dia

Presos numa crise financeira que não tem fim, Botafogo e Fluminense lutam pela sobrevivência neste Campeonato Brasileiro. O objetivo é claro, manter-se na Primeira Divisão para não perder a cota de TV em 2020, o que acarretaria uma perda de pelo menos R$ 50 milhões de receita. O clássico deste domingo, às 16h, no Nilton Santos, é mais um passo nessa dura caminhada para se manter na elite do futebol nacional.

Devido ao bom início de campeonato, o Botafogo ficou distante da luta contra o rebaixamento até agora. Entretanto, com quatro rodadas sem vencer — sendo três derrotas seguidas —, o fantasma que era o temor dos torcedores antes do início da competição voltou a assustar. Tanto que o clube conviveu com protestos durante a semana e até mesmo invasão ao treino na quarta-feira.

Em queda na tabela, o Glorioso necessita de uma vitória em casa hoje para seguir distante do risco, que no início da rodada era de 5%, mas que pode aumentar em caso de derrota. Além disso, um tropeço deve acarretar na demissão de Eduardo Barroca, muito pressionado por torcedores e conselheiros, e aumentar a crise dentro do clube.

"Temos que ter consciência do que fazemos, não vai ser hoje que a gente vai ser ruim. Vamos dar o nosso máximo. Dedicação total. Estamos trabalhando dobrado e se cobrando para que esse resultado positivo venha no domingo (hoje)", disse o lateral Marcinho na quarta-feira, último dia que alguém do Botafogo falou com a imprensa.

Do outro lado, o Fluminense tenta o caminho inverso do arquirrival. Desde o início do Brasileiro afundado na tabela, o Tricolor conviveu durante várias rodadas pressionado pela falta de resultados e vivenciou turbulências como duas demissões de técnicos e invasão da torcida ao CT no fim de semana passado. Entretanto, a semana de trabalho teve uma tranquilidade que há muito não se via.

Fora da zona de rebaixamento independentemente dos resultados desta rodada, o Fluminense confirmou o auxiliar Marcão como novo técnico, contando com o aval do grupo, e aposta no clássico de hoje para enfim emendar uma sequência de vitórias para se afastar da degola.

"O Botafogo está pressionado, mas vai ser um jogo difícil. É o jogo da vida deles, assim como nosso. Em alguns jogos, deixamos de jogar nas nossas características. Contra o Grêmio, retomamos o que estávamos fazendo. Contra o Botafogo, vamos manter essa postura. É a postura que o Fluminense tem que ter para conquistar grandes coisas", disse Caio Henrique.

 

Você pode gostar
Comentários