Atualmente como diretor técnico do Kashima Antlers, Zico é o treinador brasileiro com mais títulos na Europa - Divulgação
Atualmente como diretor técnico do Kashima Antlers, Zico é o treinador brasileiro com mais títulos na EuropaDivulgação
Por * Lucas Oliveira
Rio - Desvalorizados no futebol europeu, os técnicos brasileiros não recebem muitas oportunidades, principalmente nas ligas de ponta. Após oito anos, o Lyon anunciou o ex-jogador Sylvinho, no começo da temporada. Apenas oito treinadores tiveram a chance de trabalhar no velho continente: Sabe quem são? E o que teve mais sucesso? A resposta é um nome conhecido pelo futebol carioca e um dos melhores jogadores de todos os tempos.
O primeiro técnico brasileiro a comandar uma equipe da Europa foi Carlos Alberto Parreira, que comandou o Valência. Valorizado pelo título da Copa do Mundo, comandou a equipe espanhola sem muito sucesso na temporada 1994-95. No ano seguinte, assumiu o Fenerbahce. Na Turquia, conquistou o campeonato nacional e acabou com jejum de sete anos.
Publicidade
Na mesma época, Ricardo Gomes se aposentou como jogador e foi anunciado como técnico do Paris Saint-Germain, em 1996. Dirigindo o amigo Raí, conquistou dois títulos de copas com a equipe da capital antes de tentar a sorte no Brasil.
Em 2005, retornou à França para assumir o comando do Bordeux e foi vice-campeão do Campeonato Francês. Após as passagens vitoriosas, Ricardo assumiu o terceiro clube europeu, o AS Monaco, em junho de 2007, assinando contrato de duas temporadas.
Publicidade
O treinador com mais sucesso no comando de uma equipe da Europa é Zico, que comandou o Fenerbahce (TUR), CSKA Moscou (RUS) e Olympiakos (GRE). No velho continente, o galinho foi campeão turco, da Supercopa da Turquia, da Copa da Rússia e da Supercopa da Rússia.
Zico no comando técnico do Fenerbahce - Divulgação
Com um time que era liderado dentro de campo por Alex e que ainda contava com Roberto Carlos, Lugano, Maldonado, Edu Dracena e Deivid, foi até as quartas de final da Liga dos Campeões na temporada 2007/08, melhor resultado da história do clube na competição.
Publicidade
Apenas três técnicos tiveram chance de atuar entre as cinco principais ligas do futebol mundial, são eles: Vanderlei Luxemburgo (Real Madrid), Luiz Felipe Scolari (Chelsea), e o mais recente, Sylvinho (Lyon). Apesar de chegarem com status positivo, nenhum conseguiu ter sucesso nos grandes centros.
Sylvinho é demitido do Lyon após pior início de temporada nos últimos 24 anos - Divulgação
Contratado pelo Lyon no início da atual temporada, Sylvinho não resistiu ao pior início de Campeonato Francês nos últimos 24 anos. Em onze partidas, conquistou apenas três vitórias. Vale lembrar que o ex-jogador, Juninho Pernambucano segue como diretor esportivo do clube.
Publicidade
* Sob a supervisão de Pedro Logato