Ja Morant é a principal estrela do Memphis Grizzlies Joe Murphy/AFP

A NBA anunciou, nesta quarta-feira (15), que a estrela do Memphis Grizzlies, Ja Morant, está suspenso por oito jogos devido a episódio envolvendo arma de fogo que aconteceu no dia 4 de março.
"A conduta de Ja foi irresponsável, imprudente e, potencialmente, muito perigosa. Também tem consequências sérias dada a quantidade de seguidores e influência, particularmente entre os fãs jovens, que miram nele. Ele expressou sinceras contrição (arrependimento) e remorso pelo seu comportamento", disse o comissário da NBA, Adam Silver, em nota oficial.
O armador já cumpriu cinco jogos de suspensão. Nessa sequência, os Grizzlies perderam as duas primeiras partidas para Los Angeles Clippers e Los Angeles Lakers. Entretanto, recuperaram-se e venceram três seguidas, contra Golden State Warrios e Dallas Mavericks (duas vezes). O sexto duelo em que Ja Morant estará ausente será na noite desta quarta-feira (15) contra o Miami Heat.
O astro retorna na próxima segunda-feira (20) contra o Dallas Mavericks. Entre o jogo da equipe do Texas e da Florida, o Memphis enfrentará San Antonio Spurs e Golden State Warriors novamente. 
ENTENDA O CASO
No dia 4 de março, após derrota para o Denver Nuggets, Ja Morant abriu uma live nas redes sociais em um clube de strip. Além disso, ostentava uma arma de fogo. 
Com esse episódio, o Memphis Grizzlies suspendeu a estrela, inicialmente, por dois jogos. Entretanto, após a repercussão negativa do caso, a equipe decidiu aumentar o prazo para tempo indeterminado.
O histórico negativo de Ja Morant pesou para essa decisão. Antes disso, o armador já tinha sido acusado de agredir um menor de idade em um jogo de basquete que aconteceu na casa do astro. Outro episódio que aconteceu envolvendo a estrela da NBA aconteceu no fim de janeiro. Após vencer o Indiana Pacers, amigos de Ja foram provocar membros da equipe de Indianapolis. Um laser vindo do carro dirigido pelo atleta do Memphis Grizzlies foi visto.
Ja Morant é uma das maiores estrelas da NBA na atualidade. Segunda escolha do draft de 2019, atrás apenas de Zion Williamson, o armador teve uma ascensão meteórica na carreira. Ele foi selecionado para ser All-Star em duas ocasiões (2021/22 e 2022/23) e também foi eleito o jogador que mais evoluiu na temporada regular de 2021/22.