Emiliano Martínez é goleiro da seleção argentinaFOTO: JUAN MABROMATA / AFP
IFAB muda regra e determina que goleiro não pode 'distrair injustamente' o cobrador do pênalti
Alteração se torna oficial poucos meses depois da tática do goleiro Emiliano Martínez, da Argentina, na final da Copa do Mundo do Catar
A IFAB (International Football Association Board) confirmou a mudança na regra que diz respeito ao comportamento dos goleiro nas cobranças de pênalti. A medida passa a valer já para a temporada 2023/24.
Os goleiros não poderão mais distrair o adversário que baterá o pênalti, como Emiliano Martínez, da Argentina, fez na final da Copa do Mundo do Catar. A mudança, inclusive, se tornou oficial poucos meses depois da tática - que funcionou - do arqueiro da Albiceleste.
LEIA A MUDANÇA NA REGRA 14
O goleiro defensor deve permanecer na linha de gol, de frente para o cobrador, entre as traves, até que a bola seja chutada. O goleiro não se deve comportar de forma a distrair injustamente o chutador. Por exemplo: atrasar a execução do pontapé ou tocar nas traves, travessão ou rede do gol.
Esclarecimento de que o goleiro não deve se comportar de maneira que não demonstre respeito pelo jogo e pelo adversário, ou seja, distraindo injustamente o chutador.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.