Final da Libertadores de 2023 será no Maracanã Divulgação/Conmebol

O sorteio da Libertadores trouxe uma dificuldade extra tanto para Flamengo quanto para Fluminense no Campeonato Carioca. Como estrearão fora de casa na competição sul-americana, os rivais terão viagens desgastantes entre os dois jogos da final.
Os dois jogos foram confirmados pela Conmebol para o dia 5 de abril, uma quarta-feira. O do Rubro-Negro será às 19h (de Brasília) e o do Tricolor, às 21h30.

Fla em Quito e Flu em Lima

Entre o primeiro confronto, neste sábado (1), às 20h30, e o segundo, dia 9, às 18h, o Flamengo terá que ir a Quito, a 4.557 km de avião do Rio de Janeiro, enfrentar o Aucas, do Equador.
E o Fluminense viajará uma distância menor, mas ainda assim cansativa: 3.767,5 km até Lima, onde encarará o Sporting Cristal, do Peru. 
Pelo menos, a dupla Fla-Flu tem duas semanas sem jogos até o início da sequência decisiva, que começa neste sábado. Os dois clubes tiveram programação parecida, com cinco dias de folga aos jogadores.

Altitude é o diferencial

Para o Flamengo, ainda haverá a altitude de 2.850 m como mais um fator que exigirá a parte física. Em 2023, o time de Vítor Pereira já jogou na cidade equatoriana e sofreu, perdendo por 1 a 0 para o Independiente de Valle, pela Recopa Sul-Americana.
Por outro lado, o Fluminense jogará no nível do mar, mas enfrentará um adversário, na teoria, mais forte. O Sporting Cristal é um dos líderes do Campeonato Peruano, empatado com 15 pontos em sete rodadas com Universitário e Alianza Lima.
Já o Aucas, é estreante da Libertadores e está em sexto no Campeonato Equatoriano, com quatro pontos em três rodadas, mas é o atual campeão (2022).