Projeto 'Daminhas da Bola' funciona em Duque de Caxias, no Rio de JaneiroDivulgação

Rio - O projeto "Daminhas da Bola" surgiu em 2014 para oportunizar o esporte na vida de meninas das comunidades do Rio de Janeiro. Neste ano, algumas meninas, que participam do projeto em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, terão a oportunidade de, pela primeira vez, participar do Go Cup, o maior torneio de futebol infantil do mundo, que ocorrerá entre os dias 2 a 8 de abril, em Goiás.
Coordenadora do "Daminhas da Bola", Joice Campos falou sobre a importância do projeto, destacando, ainda, o fato de receber meninas de todos os locais do Rio de Janeiro.
“O Daminhas tem uma importância gigantesca, não só na comunidade onde atuamos, mas em todo o Rio de Janeiro. Recebemos, hoje, meninas dos quatro cantos do estado, desde as comunidades aqui de Caxias até gente que mora na Zona Sul, todas treinando no mesmo ambiente com a mesma atenção e treinamento. O projeto tem crescido bastante, e podemos ver os resultados do nosso trabalho com todas as atletas que formamos aqui que estão integrando grandes equipes do cenário nacional como Flamengo, Fluminense, Corinthians, Vasco, Ferroviária, e outras. Hoje somos tratados como referência na formação de atletas para as categorias menores (até 15 anos)", destacou a coordenadora.
O Go Cup contará com 13 equipes femininas formando duas categorias (Sub-13 e Sub-15), e com jogadores do projeto carioca. No ano passado, pela primeira vez houve uma competição feminina no torneio com apenas um triangular no Sub-13.
 
Neste ano, serão mais de 310 equipes do Brasil e do exterior confirmadas na competição, sendo doze da Série A do Brasileirão (Palmeiras, Flamengo, Corinthians, Atlético-MG, Grêmio, Cruzeiro, Goiás, América-MG, Botafogo, Fluminense, RB Bragantino e Cuiabá) e outros nove tradicionais do cenário nacional (Sport, Remo, Paysandu, Vitória, Bangu, Atlético-GO, Aparecidense, Vila Nova e Maringá).
Ao longo de oito edições, a potência do Go Cup vai desde a oportunidade de revelar craques como Endrick e Estevão (Palmeiras), Andrey (Vasco), Alexsander (Fluminense), Matheus Nascimento e Bernardo Valim (Botafogo) e Kayky (Bahia) a proporcionar uma experiência única para crianças de projetos sociais e incentivar o futebol feminino desde a base.
Ao longo de uma semana, centenas de jogos irão acontecer nos 40 campos demarcados no Complexo Esportivo Go Cup, em Aparecida de Goiânia (GO), com jogos de 9h da manhã às 17h. As Cerimônias de Abertura e de Encerramento serão no Estádio Olímpico, em Goiânia. A abertura será no dia 2 de abril, a partir das 10h, e as finais serão no dia 8 do mesmo mês, a partir das 9h.