Governo do Estado defende cessão temporária para Flamengo e Fluminense Divulgação / Prefeitura do Rio

Rio - A queda de braço pela administração do Maracanã ganhou um novo capítulo. Flamengo e Fluminense solicitaram nesta segunda-feira (24) para entrarem como interessados no pedido de mandado de segurança do Vasco contra o Governo do Estado. O atual Termo de Permissão de Uso (TPU) da dupla termina nesta terça-feira (25) e o clube de São Januário pediu uma liminar contra a sétima renovação da cessão. 
O Vasco entrou na última quinta-feira com uma liminar de mandado de segurança contra a sétima renovação da cessão temporária à dupla rival, solicitando chamamento público. Flamengo e Fluminense, por sua vez, alegam que o clube de São Januário deseja "causar prejuízos e transtornos" à atual administração do estádio e que pensam em "potencializar retornos financeiros" aos investidores da SAF, a 777 Partners. 
"O exótico "compromisso" mencionado pelo VASCO DA GAMA no item 25 de petição inicial seria cômico, não fosse trágico. Assumindo traços coloniais, o impetrante deseja mandar e desmandar no COMPLEXO DO MARACANÃ, extraindo os benefícios da exploração do estádio, e tolerando, quase que por graça imperial, que FLAMENGO e FLUMINENSE – os maiores clubes cariocas de futebol – utilizem o complexo desportivo se e quando houver sua aquiescência", diz um trecho da ação.
Além disso, Flamengo e Fluminense solicitam a exclusão da ação do Vasco. O Governo do Estado defende a renovação do Termo de Permissão de Uso. A Casa Civil ainda ressaltou que a não celebração do TPU pode acarretar no "fechamento do estádio por tempo indeterminado" e que teria que realizar 23 tipos de serviços diferentes de maneira emergencial. 
Os advogados de Flamengo e Fluminense também defendem que o TPU foi autorizado pelo TCE no acórdão do início de abril. A dupla entende que o Governo deve renovar a atual permissão de uso e, caso ainda não haja novo edital, proceder chamamento público se em até 180 dias - prazo da extensão do TPU - não houver vencedor da licitação futura.