Lewis Hamilton repetiu gesto de Ayrton Senna com a bandeira do Brasil após vencer a corrida de Interlagos, em 2021Nelson Almeida/AFP

Rio - Quase dois anos após vencer a corrida de Interlagos, o piloto Lewis Hamilton recordou sobre o triunfo no Brasil. Em entrevista ao 'Metrópoles', o heptacampeão contou que 'sentiu a dor' dos brasileiros por causa da pandemia, criticou a 'negligência de certos indivíduos' e revelou que toda essa situação serviu de ânimo para se superar dentro da pista. 
"Tenho certeza que é a minha melhor corrida e, provavelmente, a corrida mais especial da minha carreira. Estava muito orgulhoso de levantar essa bandeira no pódio (...) Eu cresci amando Ayrton Senna, então sempre o assisti carregando a bandeira. Eu vi um dos fiscais carregando a bandeira, parei e peguei. Foi um dos momentos mais especiais", disse Hamilton. 
"Eu assisti o noticiário durante a pandemia. Tinha visto histórias terríveis. O Brasil perdeu mais de 500 mil vidas por causa da pandemia e por negligência de certos indivíduos. Você conseguia sentir que havia tanta dor no país. Quando levantei a bandeira no pódio, foi realmente um sinal para os brasileiros, que eu reconheço e aprecio vocês", completou. 
O Grande Prêmio de Interlagos de 2021 foi o retorno da Fórmula 1 ao Brasil após a pandemia. Hamilton disputava o título com Max Verstappen, da Red Bull, e precisava vencer as últimas quatro corridas do ano para conseguir a virada e se tornar o único octacampeão da categoria. Ele venceu no Brasil, Catar e Arábia Saudita, mas foi superado pelo holandês na última volta nos Emirados Árabes Unidos. 
No Brasil, Hamilton conquistou a pole na classificação para a corrida sprint, mas os diretores da prova encontraram uma irregularidade na asa traseira do seu carro. O britânico foi punido e caiu para a última posição. Na corrida classificatória, subiu de último para quinto lugar. Na corrida, assumiu a liderança na volta 41 de 71 após uma ultrapassagem marcante em Max Verstappen e liderou até a bandeirada.
"Eu esperava levantar a nação de alguma forma. Apesar de não ser brasileiro naquela época, porque agora eu sou brasileiro", afirmou Hamilton, em referência ao título de cidadão honorário brasileiro, que recebeu durante uma sessão solene da Câmara dos Deputados, no dia 7 de novembro de 2022, na semana da corrida de Interlagos, em que desta vez terminou em segundo lugar.