Rafael NadalAFP

Rafael Nadal está fora de Roland Garros. O tenista espanhol, de 36 anos, comunicou nesta quinta-feira (18) a desistência da competição. Maior campeão do Grand Slam de Paris, o atleta não se recuperou da lesão no quadril e não vai defender seu título na principal competição de saibro do Circuito Mundial da ATP. 
"Estou aqui para mandar essas três mensagens, que não vou estar em Roland Garros e que não vou jogar durante uma série de meses", disse Rafael Nadal, que também comunicou que a próxima temporada será a última de sua carreira. 
"Não sou muito fã de prever o futuro, como sabem aquele que já me conhecem, porque as coisas a gente não sabe como podem sair, mas a minha intenção é que o ano que vem seja meu último ano. Quero poder me despedir dos torneios que marcaram minha carreira ao longo de todos esses anos", afirmou. 
Rafael Nadal é o maior campeão de Roland Garros com 14 títulos. Será a primeira vez desde 2005 que o espanhol não participará da competição. Ele não joga desde 18 de janeiro, quando foi eliminado na segunda rodada do Australian Open, e tem recusado convites desde então. 
"Preciso colocar um ponto no que é a minha carreira esportiva. E o que eu vou fazer é tentar preparar meu corpo durante os próximos meses. Não vou colocar uma data de retorno, minha intenção é quando me sinta preparado fisicamente", disse o tenista.
"Tentar encarar o ano que vem da forma que eu acredito, no que deve ser meu último ano. Este seria meu objetivo, parar para tentar encarar provavelmente o último ano da minha carreira esportiva ao menos com a garantia de poder aproveitar", finalizou. 
Nesta temporada, o tenista deixou de jogar o Masters 1000 de Roma, de Madrid, Indian Wells, Miami, Monte Carlo e Barcelona por causa de lesões. Nos últimos anos, o espanhol tem sido atormentado por lesões e busca recuperar a forma física ideal. Atualmente, Nadal é o 14º do mundo.