Arsenal deixou escapar o título da Premier League, que parou nas mãos do Manchester CityDarren Staples / AFP

O Manchester City é o grande campeão da temporada 2022/2023 da Premier League. Neste sábado (20), o Arsenal, que precisava vencer para manter vivo o sonho do título, acabou perdendo por 1 a 0 para o Nottingham Forest no City Ground e deu de presente o nono título para os Citizens, que sequer entraram em campo ainda na 37ª rodada.
O único gol da partida saiu logo aos 19 minutos do primeiro tempo. Odegaard errou no meio de campo,  Gibbs-White escapou no contra-ataque e achou bom passe para Awoniyi, que saiu sozinho com o goleiro Ramsdale e deu toque sutil para balançar a rede.
Com o resultado, o Arsenal, que liderou ao fim de 27 das 37 rodadas até então, fica com 81 pontos e só tem mais um compromisso pela Premier League. O City, por sua vez, soma 85 e não pode mais ser ultrapassado na tabela de classificação. 
Este é nono título inglês dos Citizens, o terceiro consecutivo e o quinto em seis temporadas. Os "tubarões" conseguiram arrancada espetacular na reta final, com 14 jogos de invencibilidade, e contaram com série de tropeços dos Gunners, que chegaram a ter oito pontos de vantagem na ponta.
Agora, a equipe comandada por Pep Guardiola se prepara para outras duas grandes decisões. No dia 3/6, no clássico com o Manchester United pela Copa da Inglaterra, e no dia 10/6, para a final da Liga dos Campeões contra a Inter de Milão.

Alívio no City Ground

Com a vitória sobre o Arsenal, o Nottingham Forest, que fez altos investimentos na temporada para reformular seu elenco, chegou aos 37 pontos e garantiu sua permanência na Premier League, já que o Everton, primeira equipe fora da zona de rebaixamento, tem 33 e só mais um jogo pela frente.