Jordi Alba durante jogo do BarcelonaFoto: Reprodução/Instagram @jordialbaoficial

Na última quarta-feira, 24, Jordi Alba anunciou, por meio de um vídeo nas redes sociais, que deixará o Barcelona ao fim desta temporada. Posteriormente, o lateral concedeu entrevista coletiva para explicar a decisão.
 
"Quando eu disse que queria ficar aqui e cumprir meu contrato, era verdade, mas sendo honesto comigo mesmo e com o clube, creio que a melhor opção para ambos os lados era sair, como eu fiz. Acho que neste ano eu tive mais um papel secundário, mas não menos importante. Acho que consegui me conhecer melhor, eu ajudei muitos jovens jogadores", disse Alba.
"Tenho mais uma partida para jogar no estádio da minha vida, o que será muito especial tanto para mim quanto para Busi (Sergio Busquets, ídolo do Barcelona que também deixará o clube ao fim da temporada)", completou.
Jordi Alba está no clube desde 2012, quando foi contratado junto ao Valencia, e tinha contrato até junho de 2024. Nos seus 11 anos de Barcelona, o lateral-esquerdo se tornou um dos maiores nomes da história da posição e também do clube. Por lá, ele conquistou uma Liga dos Campeões, seis Campeonatos Espanhóis e cinco Copas do Rei e quatro Supercopas da Espanha.
Na temporada atual, contudo, Alba perdeu espaço. Sob o comando de Xavi, quem mais ocupou a titularidade foi o jovem Baldé. Além disso, no início de 2022/23, o Barcelona foi ao mercado em busca de um lateral-esquerdo e contratou Marcos Alonso, ex-Chelsea.