O Estádio Olímpico de Sydney é o palco da grande fina entre Espanha e InglaterraFoto: FRANCK FIFE / AFP
Conheça o Estádio Olímpico de Sydney, palco da final da Copa do Mundo Feminina 2023
Espanha e Inglaterra medirão forças no local pelo título inédito
Austrália - No próximo domingo, 20, às 7h (de Brasília), o Estádio Olímpico de Sydney receberá a grande final da Copa do Mundo Feminina 2023. Lá, Espanha e Inglaterra medirão forças em busca do inédito título do torneio. Por isso, abaixo, veja mais informações e conheça o palco da decisão:
HISTÓRIA
O estádio foi inaugurado em 1999 para a Olimpíada de Sydney, em 2000. Na época, ele sediou a cerimônia de abertura e a de encerramento dos Jogos.
O local também foi palco da final do futebol masculino, disputada entre Espanha e Camarões. A Fúria chegou a abrir 2 a 0 de vantagem no primeiro tempo, mas a seleção camaronesa se recuperou na etapa complementar e empatou a partida. Nos pênaltis, os Leões Indomáveis venceram por 5 a 3 e conquistaram a medalha de ouro.
Mesmo com o fim da Olímpiada, o estádio seguiu recebendo jogos marcantes. O local, por exemplo, foi palco do jogo da volta da repescagem para a Copa do Mundo de 2006 contra o Uruguai. A Austrália devolveu o 1 a 0 da partida de ida e venceu nos pênaltis por 4 a 2. Assim, voltou a uma Copa depois de 32 anos.
Já em 2015, a Austrália sagrou-se campeã da Copa da Ásia em uma final emocionante no Estádio Olímpico. Os Socceroos venciam a Coreia do Sul por 1 a 0 até os minutos finais do segundo tempo, quando sofreram o empate. Na prorrogação, Troisi marcou e garantiu o título da seleção australiana.
MULTIUSO
O estádio também se enquadrada dentro das chamadas "arenas multiuso". Ele recebe, por exemplo, jogos de times de rugby e de futebol australiano.
No local também já aconteceram shows de grandes nomes da música, como The Rolling Stones, U2, AC/DC, Adele, Justin Bieber, Harry Styles, Red Hot Chili Peppers, Guns N' Roses, Bon Jovi, Foo Fighters e Taylor Swift.
HISTÓRIA NA COPA DO MUNDO FEMININA
No Mundial 2023, a primeira partida do Estádio Olímpico de Sydney foi a vitória por 1 a 0 da Austrália sobre a Irlanda. Estiveram presentes 75.784 pessoas - recorde de público para uma partida de futebol feminino no país.
Aliás, de acordo com a Fifa, este número se repetiu nos demais jogos que aconteceram no estádio. Abaixo, relembre quais foram:
Austrália 1x0 Irlanda
Austrália 2x0 Dinamarca
Inglaterra 2x0 Colômbia
Austrália 1x3 Inglaterra
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.