Fernando Diniz na área técnica do Maracanã durante jogo do FluminenseFoto: Marcelo Gonçalves/Fluminense

Rio - Neste sábado, 2, a ESPN lançará o documentário sobre a história de Fernando Diniz, técnico do Fluminense e também da seleção brasileira. A produção, chamada "Sonho de Menino, com Fernando Diniz", aborda temas desde a saída da família do treinador de Minas Gerais para São Paulo até os dias de hoje.
"O Diniz tenta devolver ao futebol brasileiro aquilo que estávamos acostumados a ver na década de 70, 80 e 90. Ele é o 'retrô', na acepção da palavra, e busca resgatar a essência do futebol que se perdeu um pouco no nosso país. Então iniciamos o trabalho jornalístico para entender por que ele estudou psicologia, quais são suas raízes, como ele se tornou um craque no futsal, por que não conseguiu trazer esse protagonismo para o campo quando jogador, quais são as teorias que ele traz para as suas equipes, e acima de tudo mostrar o lado humano. Quem é Fernando Diniz? De onde veio? Qual a história da família? E mostrar que ele não chegou por acaso onde ele está. É um programa sobre o Fernando Diniz com relatos de personagens que fizeram e fazem parte da história dele mostrando o lado bom e também o ruim", disse Marcelo Gomes, idealizador do especial.
O documentário terá uma hora de duração. Na produção, serão trazidas histórias da infância de Diniz, quando iniciou a trajetória sendo considerado um fenômeno do futsal. Além disso, o conteúdo também fala sobre a carreira como jogador profissional - em times como Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Corinthians - e aborda os dias atuais, contando com depoimentos de amigos e da família do treinador. 
Por falar em depoimentos, o documentário terá falas dos seis irmãos de Diniz, que detalham momentos importantes para a família, como a saída de Patos de Minas (MG) para São Paulo e a morte do pai.

Outro personagem de relevância é o amigo de longa data Cesar Augusto, que foi companheiro Diniz no início da carreira nas quadras. Mergulhado na vida de Fernando, o especial também traz falas de amigos da juventude na Vila Ema e de professores na infância e adolescência.

Em tempo: o especial estreia na ESPN às 20h30 deste sábado, justamente uma semana antes do duelo entre Brasil e Bolívia - este será o primeiro compromisso do treinador à frente da Canarinho.