Presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales deu um beijo forçado na boca da jogadora Jenni Hermoso Reprodução

Espanha - Nesta terça-feira, 5, a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) publicou uma carta em que pede desculpas pelo comportamento "totalmente inaceitável" de Luis Rubiales durante e após a cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina. O documento foi assinado por Pedro Rocha, presidente interino da entidade. Ele substituiu Rubiales, que foi afastado do cargo.
Vale lembrar que Rubiales deu um beijo forçado em Jenni Hermoso durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina. Posteriormente, era esperado que, por isso, ele renunciasse à presidência da RFEF durante uma Assembleia Geral Extraordinária. Entretanto, Rubiales culpou o "falso feminismo" pela situação e disse que o beijo havia sido consentido - pouco depois, a jogadora negou em um documento que foi assinado por mais 80 atletas (clique aqui e relembre).
"A Real Federação Espanhola de Futebol, através do seu presidente, Sr. Pedro Rocha, considera imprescindível solicitar as mais sinceras desculpas ao conjunto do futebol mundial de futebol, instituições de futebol (FIFA, UEFA, FN); para os jogadoras de futebol, especialmente os jogadores da Seleção Espanhola Futebol e Seleção Inglesa de Futebol; para os outros agentes envolvidos no futebol; e fãs ao redor do mundo, pelo comportamento totalmente inaceitável do seu mais alto representante institucional durante a final e nos momentos subsequentes, o que não não responde de forma alguma aos valores de toda a sociedade espanhola, suas instituições, seus representantes, seus atletas e o líderes do esporte espanhol", diz um trecho da carta.
Pedro Rocha também ressaltou que "os danos causados ao futebol espanhol, ao desporto espanhol, à sociedade espanhola e ao conjunto de valores do futebol e do esporte tem sido enorme".
Na carta, também é destacado que tanto a Fifa quanto órgãos do esporte da Espanha em nível estatal abriram processos disciplinares contra Rubiales. Nesse sentido, a RFEF diz que tem facilitado o apoio documental e administrativo que tem sido exigido pelos órgãos em questão para que haja uma resolução final e o mais rápido possível.
"As ações do Sr. Rubiales não representam os valores defendidos pelo Federação Espanhola, nem os valores de toda a sociedade espanhola; e seu desempenho deve ser atribuído única e exclusivamente a ele, pois é o único responsáveis por seus atos perante a sociedade, perante os órgãos esportivos e, se for o caso, perante a Justiça. Portanto declaro: esta posição foi a do senhor Rubiales, não a da RFEF. Nos sentimos especialmente tristes e envergonhados pela dor e angústia adicionais que isso causou", diz outro trecho da carta.