Ilkay Gündogan chegou ao Barcelona no início da temporada 2023/24Divulgação/Barcelona

Alemanha - Em uma das negociações mais surpreendentes da última janela de transferências, o meia Ilkay Gündogan saiu do atual campeão europeu Manchester City e fechou com o Barcelona. Em entrevista ao jornal alemão "Bild", o meio-campista rechaçou os rumores de que não teria renovado por causa do tempo de contrato oferecido e revelou que o verdadeiro motivo da sua saída foi a demora dos Citizens para dar início às negociações. 
"O City esperou um tempo relativamente longo para que as negociações realmente ficassem mais intensas. Se isso tivesse acontecido um pouco antes, a (minha) posição inicial teria sido diferente", disse o jogador. 
Gündogan completou dizendo que o City postergou as conversas perto do fim da temporada e nem o "apreço" de Guardiola fez o clube mudar a postura. 
"E quando se trata de quartas ou semifinais da Liga dos Campeões, como jogador, você quer se concentrar exclusivamente no esporte. Eu não sabia como proceder. Eu não consegui planejar nada. O apreço de Pep (Guardiola) sempre esteve presente, mas oficialmente o clube não se mexeu por muito tempo. Até maio, havia poucos motivos para eu querer mudar. Claro, a Tríplice Cora foi a maior glória. Mas isso não poderia ser planejado", contou. 
O alemão também contou que, antes de fechar com o Barcelona, teve algumas conversas com o técnico Xavi e afirmou que ambos possuem características muito parecidas de enxergar o jogo.  
"Falamos várias vezes ao telefone antes da contratação e imediatamente tive uma boa sensação. Somos muito parecidos em personalidade. Temos algumas características semelhantes no jogo e talvez seja por isso que ele me aprecia. Xavi era um jogador muito inteligente. Ele entendeu o valor do jogo simples", finalizou o meia.