Seleção brasileira feminina de basquete conquistou a AmeriCup Divulgação/Fiba

Rio - A seleção brasileira feminina de basquete está de volta ao top 10 do ranking mundial da Fiba. Na nova atualização da entidade, publicada nesta quarta-feira (13), o Brasil subiu sete posições e aparece como oitavo colocado na lista. 
O ranking foi publicado de acordo com desempenho de cada país nos últimos oito anos. O Brasil é o terceiro das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá, com 612.6 pontos somados.
Em julho deste ano, a seleção comandada por José Neto foi campeã da AmeriCup após derrota os Estados Unidos na grande decisão da competição, que foi disputada em León, no México. Antes, já havia conquistado os Jogos Pan-Americanos em Lima, em 2019, e o Sul-Americano em 2022, na Argentina. O presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Guy Peixoto Jr, comemorou o feito.
"Quero parabenizar atletas e comissão técnica, liderada pelo José Neto dentro de quadra e pela nossa diretora Roseli Gustavo fora dela. Essa subida importante no ranking mundial é prova material do trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos. E não vamos parar por aqui. O basquete feminino brasileiro é gigante e seguirá recebendo o devido valor", disse.
Quem lidera o ranking é a seleção estadunidense, com 834.6 pontos. Em seguida estão: China (687.1), Austrália (668.3), Espanha (662.1), Canadá (655.4), Bélgica (654.6) e França (643.8).