Max Verstappen venceu o GP do Japão PETER PARKS / AFP

Rio - Max Verstappen está muito próximo de conquistar o tricampeonato de Fórmula 1. O atual bicampeão venceu o GP do Japão, na madrugada deste domingo (24), e agora precisa de três pontos na etapa do Catar para faturar o título de pilotos pelo terceiro ano consecutivo.
A vitória de Max Verstappen no Japão garantiu o hexacampeonato da Red Bull Racing nos construtores. A equipe austríaca foi tetracampeã entre 2010 e 2013, e voltou a conquistar os títulos nos últimos dois anos após oito temporadas de domínio da Mercedes.
O GP do Catar acontece entre os dias 6 e 8 de outubro. O título de Verstappen pode acontecer na corrida sprint. O holandês precisa ficar pelo menos em sexto lugar para igualar Ayrton Senna, Nelson Piquet, Nick Lauda, Jackie Stewart e Jack Brabham com três conquistas.
Verstappen precisa ficar pelo menos em sexto lugar na corrida sprint para conquistar o terceiro título da carreira, mesmo que o segundo colocado Sergio Perez vença a mesma. Ambos ficariam separados por 172 pontos com mais 172 pontos em disputa.
O primeiro critério de desempate é vitória. Com o resultado no Japão, Verstappen chegou a 13 vitórias na temporada. Já Sergio Perez soma apenas duas e, mesmo que vença todas as corridas pela frente, terminaria com oito. Caso não pontue na sprint, Verstappen precisaria chegar pelo menos em oitavo na corrida.