Sao Paulo's and Flamengo's forward Pedro jump for a header during the Copa do Brasil final second leg football match between Flamengo and Sao Paulo at the Morumbi stadium in Sao Paulo, Brazil, on September 24, 2023.Marcello Zambrana / AFP

Rio - O Flamengo vive um ano para ser esquecido. Além do vice da Copa do Brasil e a chance perdida de conquistar o pentacampeonato da competição, o Rubro-Negro também perdeu a oportunidade de garantir uma vaga na próxima edição da Libertadores. Neste momento, inclusive, o time está fora do G-6 e ocupa a sua pior posição após 24 rodadas nos últimos nove anos.
Com o título da Copa do Brasil, o São Paulo se tornou o primeiro brasileiro a garantir vaga na Libertadores em 2024. Em sétimo lugar com 40 pontos, o Flamengo, hoje, estaria fora da competição no próximo ano. Segundo o "Infobola", tem apenas 28% de chances de classificação. O Rubro-Negro tem apenas o Brasileirão pela frente e terá 14 rodadas para se classificar.
Atual campeão e finalista em três dos últimos quatro anos, o Flamengo foi eliminado nas oitavas de final diante do Olimpia, do Paraguai, e por isso perdeu a chance de defender o título. Palmeiras, Fluminense e Internacional são os três brasileiros semifinalistas. Hoje, o Flamengo poderia ser beneficiado em caso de título de Palmeiras ou Fluminense, que estão no G-6 do Brasileirão.
Após o vice da Copa do Brasil, o Flamengo tenta virar a página e seguir em frente. O próximo compromisso do Rubro-Negro será diante do Bahia, no próximo sábado (30), às 16h (de Brasília), no Maracanã, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Será o reencontro com a torcida, que protestou contra a diretoria e jogadores nos dois jogos da final.