Seleção da Arábia Saudita disputou a Copa do Catar, em 2022Oli Scarff/AFP
Arábia Saudita pode ter candidatura única para a Copa de 2034
Fifa deu prazo para candidaturas até o fim de outubro
Com prazo até o dia 31 de outubro para os países de Ásia e Oceania lançarem candidaturas à Fifa para sediarem a Copa do Mundo de 2034, mas até o momento sem sinais mais claros, a Arábia Saudita pode acabar sendo a única concorrente e, em meio ao novo projeto de futebol no país, ser a anfitriã do torneio.
A Arábia Saudita chegou a cogitar a possibilidade de lançar candidatura como país-sede para o Mundial de 2030, mas desistiu apostando em um projeto a longo prazo. Na última quinta-feira (5), a Fifa confirmou que a edição será disputada em Portugal, Marrocos e Espanha, com os jogos iniciais no Uruguai, Argentina e Paraguai.
De acordo com o jornal "The Guardian", quem aparece no momento como possível concorrente do país árabe é a Austrália, que mandou neste ano a Copa do Mundo Feminina junto com a Nova Zelândia. O diretor-executivo da Federação Australiana, James Johnson, confirmou.
"Reconhecemos a comunicação da Fifa em relação à Copa do Mundo de 2034 e estamos encorajados porque, após o enorme sucesso da Copa do Qatar 2022 e da Copa do Mundo Feminina 2023, a família do futebol da Ásia e da Oceania terá mais uma vez a oportunidade de mostrar sua capacidade de acolher o mundo e sediar os melhores torneios da Fifa", disse.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.