Tiquinho Botafogo x Goias pelo Campeonato Brasileiro no Estadio Niltos Santos. 02 de Outubro de 2023, Rio de Janeiro, RJ, BrasilVitor Silva/ Botafogo
Artilheiros de Fluminense e Botafogo, Cano e Tiquinho não marcaram gols em confrontos diretos
Centroavantes têm hoje a última chance de quebrar a escrita em 2023, no Maracanã, pelo Brasileiro
Rio - Um faz o 'L' e é o maior goleador do país, o outro faz o muque e é o artilheiro do Brasileirão. Com Germán Cano e Tiquinho Soares, criatividade comemorar e bola na rede não têm faltado para tricolores e alvinegros em 2023. Apesar de muito badalados, os centroavantes passaram em branco em todas as vezes que se enfrentaram e tentam quebrar essa escrita hoje, às 16h, no último clássico entre Fluminense e Botafogo do ano, no Maracanã, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O protagonismo de Cano e Tiquinho em seus clubes não entra sequer em discussão, afinal, são os responsáveis por balançar as redes em um ano que, até agora, tem sido mágico para as duas equipes. O duelo de hoje, porém, tem pesos diferentes para cada um deles. O argentino vai encontrar milhares de tricolores em festa depois de marcar o gol da classificação à final da Libertadores, enquanto o paraibano quer dar fim a uma sequência de cinco rodadas sem vitória do Glorioso — quatro no Brasileiro.
Tiquinho até encerrou o jejum de dois meses sem marcar gols, muito por causa da grave lesão no joelho, no empate em 1 a 1 com o Goiás, no Niltão, na rodada passada. O belo tento, porém, não foi suficiente para encerrar a crise no líder isolado do campeonato e manteve a cobrança até mesmo sobre seu futebol, tanto que começou a partida no banco, decisão crucial para a demissão de Bruno Lage. Ainda assim, os números impressionam: 14 gols em 21 jogos pelo Brasileiro.
Se o camisa 9 do Fogão reina no Brasileirão, o grande nome do país em toda a temporada ainda é Germán Cano. A um passo de se consolidar como ídolo tricolor, o centroavante marcou nada menos que 36 gols em 2023, dez a mais que o rival, e caminha a passos largos para ser o maior goleador do país pelo segundo ano seguido.
Além de comemorações marcantes e o faro de gols, os atacantes têm em comum o fato de ainda não terem balançado as redes nas vezes em que se enfrentaram. Foram três confrontos, com duas vitória do Glorioso e um empate, mas nenhum dos seis tentos nessas partidas foi anotado pelos centroavantes.
À beira do campo
O duelo fora das quatro linhas também será uma grande atração no clássico. Do lado tricolor, Fernando Diniz vive seu melhor momento na carreira enquanto concilia o trabalho no Flu com o de treinador da Seleção. No Botafogo, Lucio Flavio estreia na função de interino em 2023 e viu cair no seu colo a chance — e também a responsabilidade — de comandar o time na reta final da luta pelo título brasileiro, substituindo o questionado Bruno Lage.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.