Lance do jogo entre Fortaleza e LDUFoto: Alejandro Aparicio / AFP

Uruguai - O Fortaleza passou muito perto da conquista inédita da Sul-Americana, mas não conseguiu. Na noite deste sábado, 28, o Leão do Pici perdeu nos pênaltis para a LDU por 4 a 3 no Estádio Domingo Burgueño Miguel, pela grande final do torneio, e viu a equipe equatoriana sagrar-se campeã.
Apesar do revés, o Fortaleza fez história. Ao despachar o Corinthians na semifinal, o Leão do Pici tornou-se o primeiro time do nordeste a chegar à decisão da Copa Sul-Americana.
RESUMÃO
Como era de se esperar em uma final, o primeiro tempo marcado por um jogo mais parado e sem grandes oportunidades. O Fortaleza até foi superior à LDU, mas nenhuma das duas equipes finalizou ao gol. A melhor oportunidade dos primeiros 45 minutos veio com Marinho. O atacante avançou pela direita, invadiu a área do time equatoriano, mas demorou para definir e desperdiçou a chance.
Já início da etapa complementar, o Fortaleza conseguiu ser eficiente e abriu o placar aos três minutos. Pochettino avançou pelo lado direito do ataque e cruzou rasteiro na medida para Lucero mandar a bola para o fundo das redes.
Com a desvantagem no marcador, a LDU acordou para o jogo e rapidamente buscou o empate. Aos 11 minutos, Alzugarray fez fila na defesa do Leão do Pici e bateu colocado, sem chance de defesa para o goleiro João Ricardo.
A igualdade no marcador permaneceu até o tempo regulamentar. Na prorrogação, o placar se manteve. Assim, a disputa foi para as penalidades. O goleiro Domínguez cresceu e fez três defesas para selar o título da LDU.