O Fluminense é o campeão da Libertadores 2023Foto: Pablo PORCIUNCULA / AFP

Rio - O Brasil alcançou um feito inédito na Libertadores com a conquista do Fluminense contra o Boca Juniors, da Argentina, neste último sábado (4), no Maracanã. Foi o quinto ano consecutivo que um time brasileiro venceu a competição, algo que nenhum outro país conseguiu na história.
Em duas ocasiões, a Argentina chegou a vencer a competição quatro anos consecutivos. Entre 1967 e 1970, com Racing e Estudiantes, e depois entre 1972 e 1975 com o Independiente. Já o Brasil chegou a bater na trave entre 2010 e 2013, mas a sequência foi interrompida pelo San Lorenzo em 2014.
A Libertadores segue nas mãos do futebol brasileiro desde 2019. Nos últimos quatro anos, Flamengo e Palmeiras conquistaram a competição duas vezes cada. O Fluminense interrompe o domínio dos rivais brasileiros, conquista o seu primeiro título e entra para o seleto grupo de campeões.

Mais um título para o Rio de Janeiro

Com a conquista do Fluminense, o Rio de Janeiro soma cinco títulos de Libertadores. O Tricolor igualou o Vasco com uma conquista e ambos ficam atrás do Flamengo, com três. A cidade agora está empatada com Porto Alegre com cinco conquistas, sendo três do Grêmio e duas do Internacional.
A cidade mais vitoriosa da Libertadores é Buenos Aires com 13 títulos, sendo seis do Boca Juniors, quatro do River Plate e um do Argentinos Juniors, Velez Sarsfield e San Lorenzo. Avellaneda e Montevidéu estão empatados em segundo lugar com oito, seguidos por São Paulo com sete.