Goodison Park é o estádio do Everton, que perdeu pontos por violar regras do fair play financeiroDivulgação/Everton
Novo clube da 777 Partners, Everton perde 10 pontos na Premier League
Decisão foi tomada por violação nas regras de fair play financeiro: prejuízo foi três vezes maior
O Everton recebeu a maior punição já aplicada a um clube da Premier Leaguie e perdeu 10 pontos na tabela de classificação, caindo para a lanterna da competição. O clube inglês, recentemente comprado pela 777 Partners, dona de 70% da SAF do Vasco, foi punido por violar as regras do fair play financeiro.
Anualmente, os clubes da Premier League têm seus balanços financeiros avaliados e o Everton teve problemas nas questões relacionadas a rentabilidade e sustentabilidade. Pelas regras da liga inglesa, o prejuízo máximo é de 105 milhões de libras (R$ 634 milhões) no período de três anos.
E o Everton, que teve as contas avaliadas antes da chegada da 777 Parterns, acumulou prejuízo três vezes maior do que o permitido, de 370 milhões de libras (R$ 2,2 bilhões) no período entre 2018 e 2021.
O clube inglês se posicionou após a punição, que considerou desproporcional, e pretende recorrer da decisão.
"O Everton Football Club está chocado e desapontado com a decisão da Comissão da Premier League (...). O clube afirma que tem sido aberto e transparente nas informações que prestou e que sempre respeitou a integridade do processo. O clube não reconhece a conclusão de que não agiu com a máxima boa-fé e não entende que esta tenha sido uma alegação feita pela Premier League durante o curso do processo", disse o Everton em comunicado.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.