Publicado 28/10/2024 18:44
A informação que circulou durante o dia e fez o Real Madrid boicotar a cerimônia se confirmou com o anúncio de que Rodri venceu o prêmio Bola de Ouro, da revista 'France Football'. O volante espanhol desbancou o favorito Vini Jr, em uma decisão polêmica do júri, formado por jornalistas especializados dos 100 primeiros países no ranking da Fifa.
PublicidadeO atacante brasileiro ficou em segundo lugar na votação, que teve o companheiro Bellingham fechando o Top-3. O constrangimento pelo resultado ficou aparente. Primeiro pelos gritos de Vini segundos antes do anúncio e depois pelos aplausos modestos.
O resultado do Bola de Ouro, que leva em consideração a temporada 2023/24, ignora o destaque de Vini Jr nas campanhas do Real Madrid nas conquistas da Champions League, Supercopa da Espanha e Campeonato Espanhol.
Já Rodri tem números mais modestos, mas foi um dos destaques do título da Eurocopa da Espanha e teve grande importância na campanha da conquista do Manchester City, da Premier League.
O Top-10 do Bola de Ouro
1º- Rodri (Manchester City)
2º - Vini Jr (Real Madrid)
3º - Jude Bellingham (Real Madrid)
4º - Dani Carvajal (Real Madrid)
5º - Erling Haaland (Manchester City)
6º - Kylian Mbappé (ex-PSG e atualmente no Real Madrid)
7º - Lautaro Martínez (Inter de Milão)
8º - Lamine Yamal (Barcelona)
9º - Toni Kroos (ex-Real Madrid)
10º- Harry Kane (Bayern de Munique)
2º - Vini Jr (Real Madrid)
3º - Jude Bellingham (Real Madrid)
4º - Dani Carvajal (Real Madrid)
5º - Erling Haaland (Manchester City)
6º - Kylian Mbappé (ex-PSG e atualmente no Real Madrid)
7º - Lautaro Martínez (Inter de Milão)
8º - Lamine Yamal (Barcelona)
9º - Toni Kroos (ex-Real Madrid)
10º- Harry Kane (Bayern de Munique)
Espanhola é a melhor jogadora
A espanhola Aitana Bonmati conquistou a Bola de Ouro de melhor jogadora do mundo pela segunda temporada seguida. A jogadora ganhou todos os títulos pelo Barcelona em 2023/24, mas foi eliminada com a Espanha da Olimpíada pelo Brasil.
Entre as brasileiras, Gabi Portilho ficou na 18ª posição e Tarciane, na 23ª.
Os técnicos vencedores
No futebol feminino, não deu para Arthur Elias, que perdeu o Troféu Cruyff para Emma Hayes, campeã olímpica pelos Estados Unidos, vencendo justamente a seleção brasileira do treinador, na final.
Já no masculino, a premiação ficou com Carlo Ancelotti, campeão da Champions League pelo Real Madrid, assim como do Campeonato Espanhol e da Supercopa da Espanha. O técnico italiano não compareceu, assim como todos os indicados do clube.
Protesto e prêmio ao Real Madrid
A cerimônia nesta segunda-feira (28), em Paris, acabou esvaziada pelo clube espanhol e seus jogadores, que não foram como retaliação à decisão que fez com que o atacante brasileiro não fosse o vencedor.
Mesmo assim, o Real Madrid ganhou o prêmio de melhor clube no futebol masculino. Já o Barcelona levou no feminino.
"Se os critérios da premiação não proclamam Vinicius vencedor, esses mesmos critérios deveriam proclamar Carvajal vencedor. Como não foi o caso, é óbvio que a Bola de Ouro-Uefa não respeita o Real Madrid. E o Real Madrid não vai aonde não é respeitado", disse à AFP o clube.
Melhor jovem jogador
Como era esperado, Lamine Yamal, atacante do Barcelona e destaque da seleção da Espanha na Eurocopa, conquistou o prêmio de melhor jogador sub-21. Ele foi o primeiro a ganhar o troféu Kopa com menos de 18 anos.
Já o brasileiro Savinho ficou em quarto lugar. À frente dele, em terceiro, Kobbie Mainoo, do Manchester United. E Arda Guler, do Real Madrid, foi o segundo.
Já o Troféu Yashin ficou com o goleiro da seleção da Argentina e do Aston Villa, Emiliano Martínez.
Mbappé e Kane garantem troféu
O Prêmio Gerd Muller, entregue ao máximo goleador da temporada europeia, ficou com Harry Kane, do Bayern de Munique, e Mbappé, que estava no PSG na temporada 2023/24. Os dois marcaram 52 gols.
Apenas o atacante inglês subiu ao palco para receber o troféu, já que Mbappé se juntou aos novos companheiros de Real Madrid e boicotou a cerimônia em Paris.
Prêmio Sócrates
A espanhola Jennifer Hermoso foi quem levou o troféu que reconhece ações de solidariedade promovidas por personalidades do futebol. Ela ganhou o Prêmio Sócrates por não ficar calada e denunciar o presidente da Federação Espanhola, Luis Rubiales, por crime de agressão sexual, em setembro de 2023.
Após o título da Copa do Mundo, ela foi beijada à força pelo dirigente, na entrega das medalhas
"Igualdade não é sempre um fato. Trabalhamos sempre todas nós para que o futebol feminino seja um lugar melhor para as próximas gerações", disse Hermoso em discurso.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.