-Reprodução / X @LigaForteBr

A Liga Forte União (LFU) e a Libra, entidades que representam os clubes, anunciaram um acordo inédito para venderem juntas os direitos de transmissão da Série B do Campeonato Brasileiro. Acordo esse que abre portas para a criação de uma gestão unificada no futebol brasileiro.
"Esse é um passo fundamental na construção de um modelo mais sólido e integrado para o nosso futebol. Estamos muito felizes por avançarmos juntos nessa negociação, que fortalece a posição dos clubes e beneficia toda a indústria do esporte no Brasil", afirmou o presidente da LFU e CEO do Fortaleza, Marcelo Paz.
O entendimento abre caminho para futuras negociações coletivas, o que não aconteceu na negociação para a venda de direitos de transmissão da Série A. Caso os clubes finalmente entrem em um acordo coletivo, será possível criar uma liga para organizar o Brasileirão, substituindo a CBF.
"Uma Liga brasileira com todos os clubes é uma realidade que precisa ser construída, não vai aparecer pronta. Esse passo, com a Série B unida por Libra e LFU, é mais um passo importantíssimo e concreto nessa direção. E um grande exemplo de que essa construção é possível", declarou o diretor executivo da Libra, Silvio Matos.
As entidades devem divulgar em breve mais informações sobre como será o processo de comercialização dos direitos de transmissão e marketing da Série B.