Rio - A realeza dos mares está prestes a vivenciar a maior edição do Rainha do Mar. Neste ano, o evento acumula recordes para se firmar como o maior do continente de esportes de praia dedicado exclusivamente ao público feminino. Com oito provas, divididas entre profissionais e amadoras, o Rainha do Mar 2025 terá 2 mil participantes neste domingo, dia 9, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Para o maior número de atletas dos quatro anos do evento, uma disputa na categoria Elite com representantes de diversos países. Atual campeã e maior nome da história da maratona aquática, Ana Marcela Cunha está confirmada, com a companhia da francesa Caroline Jouisse, a monegasca Lisa Pou, a espanhola María de Valdés, a húngara Anna Olasz e a italiana Barbara Pozzobon, além das também brasileiras Viviane Jungblut e Gabrielle Roncatto.
A edição deste ano é a primeira com novas provas para o público. Nas areias, são duas opções de corrida, com a Beach Run de 2,5 km e 5 km, além da Beach Biathlon, que tem percurso definido de 1 km de natação seguido por 2,5 km de corrida na areia.
As provas são destinadas a atletas a partir de 14 anos. No mar, as nadadoras têm quatro distâncias disponíveis: Open (500 metros – a partir de 11 anos), Sprint (1 km – a partir de 14 anos), Classic (2 km – a partir de 14 anos) e Challenge (4 km – a partir de 14 anos). A vencedora e vice-campeã da prova Sprint integrarão o time das atletas da disputa Elite.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.