Gabriel Bortoleto estreia na Fórmula 1 pela SauberWilliam West/ AFP
Estreante, Bortoleto terá difícil missão por sucesso na Fórmula 1
Apenas um brasileiro que começou na categoria a partir de 2000 conseguiu vencer uma corrida
O Brasil retorna ao grid da Fórmula 1 na madrugada de sábado (15) para domingo (16), quando Gabriel Bortoleto largará pela primeira vez, no GP da Austrália, à 1h (de Brasília). O piloto da Sauber inicia sua carreira na principal categoria de automobilismo sabendo que o objetivo é pontuar neste primeiro momento, mas ao ao longo dos anos espera lutar por vitórias, algo que estatisticamente é muito difícil para estreantes desde 2000.
Em 25 anos, apenas 23 dos 104 pilotos que estrearam na categoria conseguiram vencer ao menos uma corrida. Um percentual de 22%, segundo o site 'Torcedores.com', e que fica ainda pior em se tratando de brasileiros, em levantamento feito por O Dia.
Os pilotos brasileiros na Fórmula 1 dos anos 2000
Foram 10 pilotos do país que começaram a correr na Fórmula 1 a partir de 2000, e somente Felipe Massa subiu ao lugar mais alto do pódio (10%). Ele foi também o único a correr por uma grande equipe, a Ferrari, onde conquistou as 11 vitórias.
Dos outros nove, quem mais chegou perto foi Nelsinho Piquet, com um pódio pela Renault, hoje Alpine. Já Enrique Bernoldi, Luciano Burti, Cristiano da Matta, Antônio Pizzonia, Bruno Senna, Lucas di Grassi, Felipe Nasr e Pietro Fittipaldi correram por equipes médias e pequenas, e ficaram muito distantes de vencer, muitos nem sequer pontuaram.
A média de temporadas até a primeira vitória desde a estreia
É nesse grupo de brasileiros em equipes da parte de trás do grid que Bortoleto estreará na Fórmula 1 em 2025, já que a Sauber foi a última na temporada passada. Campeão da F-2 e integrante do programa de jovens pilotos da McLaren até o ano passado, ele nutre esperanças de mostrar serviço para chamar a atenção de uma grande equipe para poder lutar no futuro por uma vitória.
Isso requer tempo. Os pilotos que estrearam na Fórmula 1 desde 2000 e conseguiram vencer levaram o tempo médio de três temporadas para receber a bandeira quadriculada em primeiro lugar.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.