Palmeiras e Cerro Porteño mediram forças no Allianz ParqueCesar Greco/Palmeiras/by Canon

São Paulo - Nesta quinta-feira (10), a Conmebol abriu um procedimento disciplinar para apurar um gesto racista feito por um palmeirense na direção de torcedores do Cerro Porteño no Allianz Parque. A situação aconteceu durante o jogo entre os dois times, na última quarta-feira (9), válido pela Libertadores.
Veja o vídeo:
Por meio de nota, o Palmeiras informou que trabalha para identificar o homem em questão e afirmou que registrará um Boletim de Ocorrência. Ainda de acordo com o clube, ele será bloqueado da plataforma para compra de ingressos e, se for sócio-torcedor, será excluído do programa.
Veja a nota do Palmeiras:
O Palmeiras recebeu imagens que mostram um indivíduo fazendo gestos de cunho racista em direção a torcedores do Cerro Porteño durante o jogo de ontem e, com o auxílio do sistema de biometria facial e das câmeras de vigilância do Allianz Parque, já trabalha para identificá-lo. Tão logo isso ocorra, ele será bloqueado da plataforma de compra de ingressos para os jogos do clube como mandante e também excluído do Avanti, caso seja adepto do programa. O Alviverde ainda registrará Boletim de Ocorrência para a completa apuração do caso.

Não toleramos condutas preconceituosas, especialmente em nossa casa, e seguiremos empenhados em extirpar dos estádios sul-americanos toda e qualquer forma de discriminação.
Um caso de racismo em um jogo entre Palmeiras e Cerro Porteño já aconteceu neste ano. No dia 6 de março, em partida da Libertadores sub-20, um torcedor do time paraguaio imitou um macaco na direção de Luighi e Figueiredo.
As câmeras de transmissão daquela partida flagraram Luighi, que ainda foi alvo de um cuspe, chorando no banco de reservas.