Hugo Calderano é o primeiro latino a conquistar o torneioAdek Berry / AFP

Rio - Hugo Calderano fez história. O mesa tenista brasileiro conquistou o título mundial do esporte, neste domingo (20), após superar o chinês Lin Shidong por 4 a 1, de virada, com parciais de 6/11, 11/7, 11/9, 11/4 e 11/5. Ele não se conteve e se emocionou com a conquista inédita para um atleta latino.
"Depois das Olimpíadas, é especial conquistar um título como esse. Eu sempre trabalhei muito, sempre acreditei em mim. Se você conversasse comigo há um mês, eu estava para baixo. Quero agradecer a todos pelo apoio. Sou muito grato pela torcida do Brasil, da minha família, dos meus amigos", disse.
Após superar o japonês Tomokazu Harimoto, terceiro do ranking mundial, nas quartas de final, Calderano conquistou a medalha inédita do Brasil na competição. Entretanto, ele não parou por aí. Na semi, venceu o chinês vice-líder do ranking, Wang Chuqin, para chegar à final inédita.
"Não sei como consegui. É surreal. Antes do torneio começar eu não poderia imaginar. Eu já estava feliz de ter garantido uma medalha na semifinal. Venci o número 3 do mundo, depois o número 2 e agora o número 1. É uma coisa louca. Coloquei meu nome na história do tênis de mesa", afirmou.
Hugo Calderano se tornou o primeiro latino a chegar na semifinal e na final, além de conquistar o título mundial. O brasileiro disputou a Copa do Mundo de tênis de mesa pela sexta vez na carreira e, até então, o melhor resultado tinha sido as quartas de final, em 2019.