Artista do Circo de Cuba ajuda o papa Francisco a manejar uma bolaAFP

Roma - O Comitê Olímpico da Itália (CONI) pediu a suspensão dos eventos esportivos marcados para o próximo sábado (26), dia do funeral do papa Francisco, que morreu na última segunda (21). A entidade também solicitou um minuto de silêncio durante as competições que acontecerão ao longo desta semana.
"O Presidente do CONI, Giovanni Malagò, implementando as indicações contidas no Decreto do Primeiro-Ministro de hoje, convida as Federações Esportivas Nacionais, as Disciplinas Esportivas Associadas e os Organismos de Promoção Esportiva a suspender todos os eventos esportivos programados para sábado, 26 de abril, dia do funeral do Santo Padre Francisco, renovando também o convite para observar um minuto de silêncio nos eventos competitivos que ocorrerão durante a semana em homenagem à memória do Pontífice", diz a nota do CONI.
A Liga Nacional Profissional Série A, responsável por organizar o Campeonato Italiano, suspendeu a 33ª rodada na última segunda-feira (21). Com isso, quatro jogos que aconteceriam naquele dia foram adiados. São eles: Cagliari x Fiorentina; Genoa x Lazio; Parma x Juventus; e Torino e Udinese.
A missa fúnebre será celebrada às 10h (5h de Brasília) na praça vaticana de São Pedro. De acordo com a certidão de óbito, Francisco sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) que o deixou em coma e com insuficiência cardíaca irreversível.