Brescia declarou falência e pode entrar em extinção no futebol italianoMiguel Medina/AFP

Rio - Fundado há 114 anos, o Bréscia declarou falência e está perto de fechar as portas na Itália. O clube não conseguiu pagar uma dívida de 3 milhões de euros (R$ 19 milhões) e perdeu o direito de disputar o campeonato nacional na próxima temporada.
O Brescia disputou a segunda divisão do Campeonato Italiano na última temporada e terminou em 15º lugar com 43 pontos. Porém, já havia sido punido pela Federação Italiana de Futebol (FIGC) com a retirada de quatro pontos por infrações administrativas, o que custou o rebaixamento.
A punição ao Brescia salvou a Sampdoria, outro clube tradicional do país, do rebaixamento para a terceira divisão. Com a confirmação da queda, o Brescia declarou falência. Com isso, corre o risco de ser dissolvido ou então ter de recomeçar desde a última divisão da Itália.
Caso opte pela extinção, o Brescia pode ser recriado com outro nome e recomeçar da última divisão do futebol italiano. O processo seria semelhante ao que aconteceu com Fiorentina e Parma, outros clubes tradicionais do país.
O Brescia viveu sua melhor fase no início dos anos 2000, quando contou com jogadores como Roberto Baggio, Pep Guardiola e Andrea Pirlo. O clube já disputou a primeira divisão italiana em 23 ocasiões e teve o oitavo lugar como seu melhor resultado. Na temporada 2019/20, foi rebaixado e nunca mais subiu.
Atualmente, o Brescia pertence ao empresário Massimo Cellino desde 2017. Ele já havia tido experiência como proprietário do Leeds United, da Inglaterra, onde ficou conhecido pela sua política de trocas de dirigentes e problemas com tribunais.