Arthur Elias é o técnico da seleção brasileira femininaLívia Villas Boas / CBF

Rio - Arthur Elias comemorou a posição da seleção brasileira feminina no ranking da Fifa e admitiu surpresa. Em entrevista à "CBF TV", o treinador destacou que esperava uma subida do Brasil, que agora aparece em quarto, mas explicou que não imaginava até onde a equipe poderia chegar.
"É um sentimento de muito orgulho, felicidade, orgulho do trabalho das nossas jogadoras e de toda a comissão técnica. Há muitos anos o Brasil não figurava nessa posição. Isso reflete os resultados recentes e a evolução da nossa seleção, que vem quebrando tabus, reacendendo o orgulho do torcedor e fortalecendo nossa identidade", disse Arthur Elias.
"Para mim, foi até uma surpresa, esperava que íamos subir, mas não imaginava até onde. Essa quarta colocação aumenta nossa confiança, reforça a atmosfera positiva que estamos construindo em torno da equipe. Mas, claro, mantendo os pés no chão, sabemos que ainda há muito trabalho pela frente para alcançar nosso objetivo final", completou.
Arthur Elias assumiu o cargo em setembro de 2023, quando a Seleção estava em 11º. O quarto lugar deste último ranking representa a melhor colocação em mais de dez anos.
"Temos mantido dois processos paralelos: os resultados de curto prazo e o desenvolvimento de um projeto de longo prazo. Desde o início, deixei claro que os resultados recentes não refletiam o verdadeiro talento das jogadoras brasileiras. Desde 2008, tivemos muitos obstáculos que não traduziam a qualidade do nosso futebol", destacou o técnico.
"Com organização, uma mudança na mentalidade e um ambiente mais leve e comprometido, conseguimos não só obter resultados mais expressivos, mas também criar uma base sólida para o futuro – especialmente visando a Copa do Mundo de 2027. Estou muito satisfeito com a evolução das atletas, que têm crescido individualmente e como equipe, com uma variedade de jogadoras bastante promissoras”, finalizou.

Veja o Top-5 do ranking da Fifa de futebol feminino

1º - Estados Unidos - 2057.19 pontos
2º - Espanha - 2034.34 pontos
3º - Alemanha - 2030.88 pontos
4º - Brasil - 2004.31 pontos
5º - Inglaterra - 1999.78 pontos