Flamengo enfrentou o Chelsea, nesta sexta-feira (20), na Filadélfia, pela 2ª rodada da fase de grupos do Mundial de ClubesGilvan de Souza / Flamengo
Flamengo, Botafogo e Fluminense lideram lista de jogos disputados nos últimos 12 meses
Europeus alegam desgaste físico com fim de temporada no Mundial, mas trio do Rio jogou mais partidas
Rio - O desempenho dos times sul-americanos tem sido o grande destaque do Mundial de Clubes. Após as derrotas de PSG e Chelsea para Botafogo e Flamengo, respectivamente, os europeus ainda tentam encontrar explicações sobre a freguesia na competição e alegam desgaste do calendário. Porém, os brasileiros lideram em número de partida disputadas nos últimos 12 meses, segundo o levantamento do "SofaScore".
O Flamengo, por exemplo, disputou 80 jogos nos últimos 12 meses — já considerando as vitórias sobre o Espérance e Chelsea pelo Mundial de Clubes. O Botafogo, com 75, aparece em segundo, seguido de perto pelo Fluminense, com 73 — e que disputa neste sábado (21) a sua 74ª partida no período. O Palmeiras é o quarto, com 72, enquanto o Al Ahly, do Egito, completa a lista, com 68.
O time europeu que mais disputou jogos nos últimos 12 meses foi o Real Madrid. O gigante espanhol jogou 63 partidas no período, seguido pela Inter de Milão e PSG com 60. Derrotado pelo Flamengo na sexta-feira, o Chelsea soma 59 jogos (21 a menos). Já a diferença do Botafogo para o atual campeão europeu é menor, mas ainda assim expressiva (15).
Já Fluminense e Palmeiras não venceram na estreia, mas o desempenho surpreendeu os europeus, já que a dupla dominou e chegou mais perto da vitória. Adversário tricolor na estreia, o Borussia Dortmund jogou 51 vezes nos últimos 12 meses, 22 partidas a menos. Já o Porto, que encarou o time paulista na primeira rodada, fez 51 jogos no período (diferença de 21).
Em meio as buscas por explicações dos europeus, os sul-americanos vão conquistando resultados. O Flamengo é o primeiro classificado às oitavas de final do Mundial de Clubes, enquanto Botafogo e Palmeiras estão com suas vagas encaminhadas. O Fluminense enfrenta o Ulsan, da Coréia do Sul, neste sábado (21), às 19h (de Brasília), e também pode ficar em situação confortável.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.