Vanderlei Luxemburgo, durante participação no programa 'Galvão e Amigos' nesta segunda-feira (23)Reprodução / YouTube

Rio – O técnico Vanderlei Luxemburgo, de 73 anos, destacou o nível do Campeonato Brasileiro e o considerou o torneio "mais difícil do mundo", no programa "Galvão e Amigos", da Band, transmitido nesta segunda-feira (23). O tema surgiu em meio a um debate sobre os desempenhos de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras no Mundial de Clubes.
"Nós temos um dos melhores campeonatos do mundo, que é o Brasileiro, e ninguém compra lá para fora para ver o Brasileiro, que é um dos melhores e o mais difícil de ganhar. Então, nós temos que fazer com que mude algo aqui para entregar um pacote que eles comprem e não vá mudar data [dos jogos]", afirmou.
Luxemburgo ainda ressaltou a importância de torneios amistosos antigamente, que chamavam a atenção do público para o futebol brasileiro. "Se você pegar Botafogo, Flamengo, Fluminense, Corinthians, Vasco, Palmeiras, quantos destes clubes ganharam o Ramón de Carranza e o Tereza Herrera? Naquela época, íamos lá e ganhávamos os campeonatos deles lá. Jogavam os melhores clubes da Europa contra os melhores brasileiros", disse.
Na mesa redonda, o ex-jogador Walter Casagrande, 62, defendeu que o mundo inteiro assiste o futebol europeu, enquanto o brasileiro é ignorado, mas apontou que esse cenário que pode mudar em breve.
"A gente vê todos os campeonatos dos países, a Liga dos Campeões, Liga Europa, a gente conhece todos os times, jogadores. Eles não acompanham o futebol brasileiro. O futebol brasileiro não passa para fora, não tem mercado lá fora. Eu acho que esse Mundial vai fazer o futebol brasileiro abrir um mercado porque eles estão vendo que é interessante."
Confronto brasileiro no Mundial
Os últimos jogos dos grupos A e B do Mundial foram realizados nesta segunda-feira. Após perder para o Atlético de Madrid por 1 a 0, o Botafogo terminou a sua chave em segundo e enfrentará, nas oitavas de final, o Palmeiras, que avançou em primeiro ao empatar com o Inter Miami.
Já o Flamengo, que está com a classificação garantida, é o primeiro do grupo D, com seis pontos, e joga contra o Los Angeles FC, dos Estados Unidos, nesta terça-feira (24), às 22h, enquanto o Fluminense enfrenta o Mamelodi Sundows, da África do Sul, nesta quarta-feira (25), pelo grupo F.