Pogba jogará na Ligue 1 pela primeira vez na carreiraAFP
Com sua transferência para o Monaco anunciada neste sábado (28), o meio-campista da seleção francesa (pela qual disputou 91 jogos) jogará pela primeira vez no campeonato francês, aos 32 anos.
Revelado no Le Havre, ele assinou com o Manchester United aos 16 anos e, de 2011 a 2024, alternou passagens pelo clube inglês e pela Juventus de Turim, sem nunca ter jogado na Ligue 1.
Sua última partida, pelo clube italiano, foi em 3 de setembro de 2023, poucos dias antes de receber uma suspensão de quatro anos por um teste positivo para metabólitos não endógenos de testosterona (DHEA) na partida entre Juventus e Udinese, em 20 de agosto de 2023.
O Tribunal Arbitral do Esporte reduziu a suspensão para 18 meses, decidindo que a "ingestão" da substância não foi "intencional", mas sim resultado de um suplemento alimentar prescrito por um médico na Flórida.
Três anos de calvário
No final de abril, a mídia americana noticiou que Pogba estava em negociações com o D.C. United, de Washington, clube da MLS.
Seu nome também foi associado com frequência ao Olympique Marselha, embora o destino o tenha levado a outro clube da Ligue 1, o Monaco, onde tentará encerrar três anos de calvário.
Além da suspensão por doping, o meio-campista francês sofreu várias lesões que o impediram de jogar em seu melhor nível. Ele também foi afetado mentalmente pela tentativa de extorsão e sequestro que sofreu, pelas quais seu irmão Mathias e outros cinco amigos de infância foram condenados a até oito anos de prisão.
"Finalmente posso virar a página deste período extremamente difícil. Agora que o caso foi ouvido, posso me concentrar totalmente no meu retorno ao futebol profissional", escreveu ele à AFP após o anúncio do veredito.
Primeiro clube na Ligue 1
Mas sua última temporada em atividade foi 2021-2022 (34 partidas), a última em que jogou pelo United antes de o clube não renovar seu contrato devido a seus constantes problemas físicos e ele teve que retornar à Juventus, onde havia jogado de 2012 a 2016.
Vencedor da Liga Europa e de uma Copa da Liga Inglesa com o United em 2017, Pogba também conquistou quatro títulos da Serie A, duas Copas da Itália e duas Supercopas italianas pela Juventus.
Campeão mundial em 2018 e descartado pelo técnico Didier Deschamps para a Copa do Mundo de 2022, Pogba sonha em disputar mais um Mundial, no ano que vem, na América do Norte. "Que ele possa voltar a sentir o prazer de jogar num campo é todo o mal que desejo a ele, porque, humanamente falando, ele é realmente um grande cara", declarou o técnico francês em 2024.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.