Bortoleto representa o Brasil na Fórmula 1Fadel Senna / AFP
Bortoleto se torna o brasileiro mais jovem a pontuar na Fórmula 1
Piloto bate recorde de Felipe Massa
Rio - Gabriel Bortoleto conquistou os seus primeiros pontos na Fórmula 1. O piloto, de 20 anos, chegou em oitavo lugar no GP da Áustria, vencido por Lando Norris, da McLaren. Com isso, ele se tornou o brasileiro mais jovem a pontuar na categoria, superando a marca de Felipe Massa, em 2002.
No GP da Malásia de 2002, Felipe Massa chegou em sexto lugar e fez os seus primeiros pontos na Fórmula 1. Na época, ele defendia a Sauber, assim como Gabriel Bortoleto, que bateu o recorde do país na categoria com 20 anos, oito meses e 15 dias.
Além disso, Felipe Massa também tinha sido o último piloto brasileiro a pontuar na Fórmula 1, no GP de Abu Dhabi de 2017. Na ocasião, chegou em décimo lugar, em sua última corrida na categoria. Bortoleto também alcançou a melhor marca de um brasileiro desde o próprio Massa, no GP de São Paulo, no mesmo ano.
O jovem piloto brasileiro mostrou bom ritmo e consistência no GP da Áustria. Durante todo o fim de semana, Bortoleto se manteve entre os dez melhores. Na classificação, alcançou o oitavo lugar e levou a Sauber para o Q3 pela primeira vez. Já na corrida, sustentou a posição e foi eleito o melhor da corrida pelo público.
Gabriel Bortoleto chegou na Fórmula 1 após conquistar os títulos da Fórmula 2 e Fórmula 3, igualando o feito de George Russell, Charles Leclerc e Oscar Piastri. O piloto brasileiro é agenciado pelo bicampeão mundial Fernando Alonso, que defende a Aston Martin.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.