Renato Paiva foi contratado após John Textor levar 55 dias para acertar com novo treinador para o BotafogoVitor Silva / Botafogo

John Textor decidiu demitir Renato Paiva por não seguir os preceitos do chamado 'Botafogo Way', a forma de jogar desejada para o time, o que irritou na eliminação para o Palmeiras, no Mundial de Clubes. E, por isso, já busca um outro técnico que tenha perfil ofensivo e propositivo. Entretanto, ao contrário das últimas duas trocas de comando, o empresário americano não pode se dar ao luxo de esperar muito.
Serão duas semanas livres até o retorno aos jogos, sendo que nestes primeiros dias os jogadores ganharam um período de descanso. Um acerto rápido com o novo treinador representará tempo importante para ele poder trabalhar e implementar sua filosofia, de preferência com o Glorioso com a posse de bola, dominante e buscando o ataque.

Botafogo tem jogos decisivos por três competições

Afinal, depois começa uma maratona de jogos, sendo que há dois confrontos decisivos pela frente. Em 29 de julho, o Botafogo faz o primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Red Bull Bragantino. E em 14 de agosto, será a vez de pegar a LDU, pela mesma fase na Libertadores, ambos no Nilton Santos.
Além do Brasileirão, onde o time busca entrar na briga pelo título. Em oitavo lugar, está seis pontos distante do líder Flamengo por causa do início ruim.

Textor demorou para acertar com últimos técnicos

Ou seja, Textor não poderá se dar ao luxo de demorar na definição do novo comandante como aconteceu nas duas últimas vezes. Antes da chegada de Renato Paiva, o Glorioso ficou 55 dias com interinos, o que prejudicou a preparação, atrapalhou o início no Brasileirão e quase complicou a classificação na Libertadores.
A busca pelo perfil ofensivo encontrou muitas dificuldades, devido às negativas de André Jardine, que preferiu seguir no América do México, e do italiano Roberto Mancini. Sem as opções desejadas, o empresário americano acabou optando por Renato Paiva, que não conseguiu fazer o time jogar propondo o jogo.
Antes, Artur Jorge assumiu o comando do time em 2024 mais de um mês depois da demissão de Tiago Nunes. Mas o português conseguiu encaixar rapidamente e o Glorioso fez a temporada histórica, com as conquistas da Libertadores e do Brasileirão.